Você sabe comprar clientes? CAC é fundamental para o seu crescimento

CAC: Por que ele é tão importante para o crescimento do seu salão?

Conheça o que é o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e porque calculá-lo é fundamental para a organização e crescimento do seu salão de beleza.

Organizar as finanças nem sempre é uma tarefa fácil, mas no ramo da beleza isso é fundamental para garantir o crescimento de forma sustentável e saudável do seu salão de beleza. 

Para te ajudar nessa missão de organização, nós vamos falar hoje sobre o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), você já ouviu falar?

O CAC é uma das métricas importantes que envolve a área de Marketing e Vendas do seu negócio e que vem ganhando cada vez mais relevância para mensurar a saúde financeira. 

Nos separamos um guia rápido com  as informações que você precisa saber sobre o CAC e como fazer para calculá-lo. Vem ver! 

A seguir você vai aprender:

  • O que é Custo de Aquisição do Cliente (CAC)?
  • Por que calcular o CAC por diversos canais é importante para o crescimento?
  • Como calcular o CAC? 
  • Como crescer de forma lucrativa e manter o equilíbrio?

O que é Custo de Aquisição do Cliente (CAC)?

Para quem ainda não conhece, o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é definido pelo Sebrae como o investimento que a empresa usa para conquistar novos clientes. 

É uma métrica importante e que deve ser utilizada para avaliar e acompanhar os resultados dos investimentos  de marketing usados na divulgação do salão. 

Por que calcular o CAC por diversos canais é importante para o crescimento?

Não é incomum os salões investirem em ações no online, como o pagamento de anúncios em redes sociais e o Google, por exemplo, como também em campanhas offline com o pagamento de materiais publicitários e até mesmo serviços de design.

Calcular todos esses gastos é muito importante para manter o lado financeiro da empresa saudável. 

Assim, aprender a calcular o CAC para cada canal de captação de clientes é a forma ideal para saber em qual deles afinal o investimento tem sido mais caro e com pouco retorno e qual deles é mais vantajoso e  vem trazendo  lucros para o salão.

Estratégias erradas podem colocar a saúde do seu salão de beleza em risco. 

Como calcular o CAC? 

Para calculá-lo de forma geral você pode utilizar uma fórmula simples:

CAC= Investimento feito em Marketing + Investimento feito em Vendas / Números de novos clientes

Quer um exemplo prático? 

Vamos supor que o seu salão investiu 1 000,00 somados em ações de marketing e vendas e destes 10 novos clientes surgiram. Se colocarmos na fórmula ficaria:

CAC= 1 000,00/ 10 

CAC= 100

Ou seja, para cada novo cliente que o seu salão conquistou foi gasto 100,00 para que ele chegasse até você. 

Essa é uma forma básica e geral, mas vale lembrar que você também deve aplicar o CAC em todos os canais de marketing que você utilizar e assim saber qual deles está trazendo mais lucros. 

Desta forma basta dividir o valor do investimento feito naquele canal pelo número de clientes adquiridos através dele.  

Com esse cálculo você com certeza vai conseguir ter uma base do qual canal está compensando mais investir e consequentemente perderá menos dinheiro também. 

Para que esse cálculo não seja mascarado é muito importante que você mapeie os clientes de cada canal e especifique o período utilizado em cada um sem misturar as informações de um canal com o outro. 

Por isso anote aí: Se você quer saber se o seu Facebook está rendendo mais clientes, some todos os gastos e investimentos feitos para essa rede social em específico e divida pela quantidade de clientes que chegaram através dela. 

Já se o que você está medindo são panfletos, por exemplo, é muito importante que você só coloque os dados que estão realmente relacionados ao canal como o custo do design, as cópias ou impressões e não inclua nele os gastos com o marketing digital.  

Afinal, você precisa saber qual deles está compensando mais, não é mesmo? 

Como crescer de forma lucrativa e manter o equilíbrio?

Para finalizar, não podemos deixar de falar o quanto esse controle financeiro é importante para a gestão do seu salão de beleza.

Para que ele seja feito de forma lucrativa e com equilíbrio é importante usufruir destas estratégias de gestão para a tomada de decisão de forma frequente. 

Ao medir o CAC do seu negócio você conseguirá ter uma previsibilidade importante na hora de criar um planejamento de marketing os períodos necessários. 

Também é muito importante compreender que o CAC do Salão de beleza, por ser um serviço recorrente,  precisa ser menor que o LTV (Lifetime Value), uma média de quanto seu cliente vai gastar com você durante a vida, para que a empresa possa ter lucros e consequentemente mais investimentos.

Um exemplo que podemos citar são os serviços por assinatura, onde o CAC até pode ser maior no começo, mas como o cliente paga um valor mensalmente e por mais tempo, ao somar todos os pagamentos do serviço pelo período,   o seu LTV passa a ser maior que o CAC, tornando assim o negócio financeiramente saudável. 

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Sabe que é a métrica é importante, mas falta tempo para se organizar? Descubra como a Frizzar pode te ajudar nesse processo. 

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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