Marketing digital para salão de beleza: estratégias para profissionais e gestores

Marketing digital para salão de beleza: estratégias para profissionais e gestores

Como sair na frente dos concorrentes? Adote ações de marketing digital!

Divulgar o seu negócio na internet é uma forma efetiva de atrair clientes e manter a agenda do seu salão cheia. Mas você está familiarizado com as práticas de marketing digital para salão de beleza?

Marcar presença no meio digital não é mais uma escolha para empreendedores. Segundo uma pesquisa recente, 88% das mulheres brasileiras usam a internet para buscar informações do universo da beleza.

Percebeu a oportunidade? Se você ainda não usa a internet para se diferenciar no mercado, e não sabe nem por onde começar, não se desespere! Estamos aqui para ajudar.

Neste artigo vamos mostrar que marketing digital é mais simples do que você imagina e compartilhar algumas ideias de ações online para você implementar no seu negócio e se destacar da concorrência. Confira!

Por que meu salão de beleza precisa de ações de marketing digital?

mulher em frente a uma lousa
Por que meu salão de beleza precisa de ações de marketing digital?

Se você ainda tem dúvidas da importância do marketing digital para o crescimento do seu negócio, vamos a algumas informações importantes.

Marketing digital é toda ação que uma empresa executa online, com o objetivo de atrair negócios, criar relacionamento e desenvolver identidade de marca.

Com o marketing digital você pode:

  • Atrair novos clientes;
  • Criar canais de comunicação e interação com o seu público;
  • Gerar mais valor para o seu salão;
  • Aumentar sua receita;
  • Fidelizar e engajar clientes;
  • Criar presença digital;
  • Ganhar autoridade de marca.

Convencido? Então veja a seguir os principais canais de marketing digital para salão de beleza e quais ações farão você se destacar da concorrência!

Mão na massa! Principais canais e ações de marketing digital para começar

marketing digital para salão de beleza: mulher com ícones de redes sociais
Mão na massa! Principais canais e ações de marketing digital para começar

As ações no meio digital ocorrem por meio de canais online que você certamente já conhece, como e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais.

Existem muitos canais de marketing digital, mas nem todos serão significativos para o seu negócio. Neste artigo, falaremos dos mais relevantes para o mercado da beleza e das práticas que realmente funcionam.

Veja a seguir ações de marketing que você pode colocar em prática no seu negócio hoje mesmo usando os diferentes canais digitais. Confira!

Facebook

Quem não tem uma conta no Facebook hoje em dia?

Segundo dados oficiais da rede social, o Brasil já atingiu 127 milhões de usuários mensais. Portanto, o seu salão precisa marcar presença no Facebook.

O primeiro passo é criar uma fanpage, uma página do seu negócio na rede social. O processo é simples, basta preencher algumas informações sobre a empresa.

Atenção! Não faça um perfil pessoal para o seu negócio. Uma página empresarial possui recursos que o perfil pessoal não possui, além de transmitir mais profissionalismo e credibilidade.

Com a fanpage, é possível divulgar os serviços prestados pelo seu salão, o trabalho dos profissionais, informar novidades e compartilhar fotos, vídeos e outros conteúdos que sejam relevantes para o seu público.

Veja dois exemplos de ações de marketing digital para salão de beleza que podem ser feitas no Facebook:

Enquetes

Você já pensou em perguntar ao seu cliente qual linha de produtos ele gostaria de ver no seu salão? Ou qual serviço que você ainda não oferece, mas que ele adoraria encontrar?

Enquetes são ótimas para engajar o público, extrair informações importantes dos seus clientes e ainda mostrar que você se importa com a opinião deles.

Eventos

Você realiza eventos no seu salão? Se sim, o Facebook é uma excelente ferramenta para divulga-los.

Por exemplo: para aumentar o engajamento com a sua marca, você pode fazer um curso de automaquiagem no seu salão e usar o Facebook para divulgar a ação.

Os usuários do Facebook podem confirmar presença, marcar pessoas e compartilhar o evento, aumentando o alcance da sua marca.

Instagram

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos curtos muito utilizada no marketing digital para salão de beleza.

Além de divulgar fotos do salão, profissionais parceiros, trabalhos e clientes, o Instagram também possibilita algumas ações que aumentam a autoridade de marca e trazem bons retornos para o seu negócio. Veja a seguir.

Fotos de antes e depois

As fotos de antes e depois trazem muito engajamento nas redes sociais e é uma forma de divulgar a excelência do trabalho dos seus profissionais.

Essas postagens cativam e aumentam a autoestima do cliente que passou pela transformação, além de incentivar outras pessoas a procurarem os seus serviços.

#Hashtag do salão

Ter uma hashtag com o nome do seu salão pode aumentar o alcance da sua marca.

Para usar essa estratégia, incentive seu cliente a tirar uma selfie para mostrar o novo visual na rede e postar no Instagram usando a sua hashtag.

Stories

Os stories são conteúdos que desaparecem do Instagram após 24 horas.

Essa ferramenta pode ser usada para compartilhar o dia-a-dia do seu salão, novidades, promoções e muito mais.

É possível fazer postagens interessantes no stories, pois ele permite que você adicione texto sobre os vídeos e imagens, filtros e emojis, tornando a publicação mais interativa.

Sorteios

Quando bem feitos, os sorteios de produtos e serviços no Instagram podem aumentar o alcance da sua marca.

A dica é criar regras para a participação do sorteio, como por exemplo, pedir ao usuário para curtir a sua página e marcar um amigo nos comentários.

Assim, você aumenta a sua base de seguidores e potenciais clientes. Uma ferramenta bem legal e gratuita para realizar sorteios no Instagram é o Sorteiogram.

Whatsapp

Atualmente, mais de 120 milhões de brasileiros já usam o whatsapp. Assim, oferecer essa opção de comunicação para o seu cliente é muito importante.

Veja alguns usos para o aplicativo no marketing digital para salão de beleza.

SAC 2.0

Permita que as pessoas entrem em contato com o seu negócio via whatsapp. Você pode tirar dúvidas de clientes e realizar agendamentos via aplicativo.

Grupo de clientes

O whatsapp permite que você crie grupos no aplicativo, com pessoas que possuem interesse no seu negócio.

Você pode criar uma comunidade com os seus clientes e compartilhar novidades, informativos, fotos, vídeos, promoções e outros materiais interessantes.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como canal de comunicação entre o seu negócio e os clientes.

A ideia dessa estratégia é segmentar sua base de e-mails, ou seja, dividir a lista de clientes com base em certos aspectos, como os serviços realizados, gênero e faixa etária, e então enviar e-mails personalizados.

Vamos a um exemplo: pessoas que fizeram um procedimento de coloração precisarão de um retoque após determinado período. Com o e-mail marketing, você pode enviar uma mensagem para estes clientes com uma condição especial para incentivá-los a retornar ao seu salão.

Hoje, já existem softwares de gestão para salão de beleza que realizam essa segmentação inteligente com eficiência.

Dicas para conseguir bons resultados com o marketing digital para salão de beleza

pessoas apontando gráficos de resultado
Dicas para conseguir bons resultados com o marketing digital para salão de beleza

Viu como existem diversas formas de trabalhar o marketing digital no seu salão de beleza?

Mas ainda não acabou. Para obter bons resultados com essa estratégia, é preciso cuidar dos canais onde o seu negócio atua, sempre buscando a interação e engajamento dos usuários.

Por isso, para finalizar este artigo, separamos algumas dicas gerais para conseguir bons resultados nas suas ações de marketing digital para salão de beleza:

  • Escolha as redes sociais certas: trabalhe apenas com os canais que façam sentido para o seu negócio e público;
  • Planeje uma estratégia: pense antecipadamente nos tipos de conteúdo, frequência e objetivos das suas comunicações;
  • Faça conteúdo relevante: pense no que gera valor para o seu cliente;
  • Preze pela qualidade: fotos bonitas, texto conciso e português correto são essenciais nas comunicações;
  • Mantenha a frequência: não deixe as redes sociais do seu salão abandonadas. Isso passa uma imagem negativa para o cliente.

Considerações Finais

O marketing digital é trabalhoso e traz retornos a longo prazo. No entanto, os resultados obtidos são muito positivos, já que você constrói uma audiência qualificada.

Clientes conquistados por meio dessa estratégia se tornam verdadeiros evangelizadores da marca, interagindo e recomendando o seu negócio.

Por consequência, você se torna autoridade no seu nicho, atrai novos clientes, fideliza os antigos e cresce cada vez mais!

Pronto.

É trabalhoso?

Claro que é, mas crescer não é pra qualquer um. Eu sei que você é diferenciado.

Além disso eu tenho certeza que você não entrou nesse jogo pra perder, né empreendedor?

Então vamos buscar juntos!

Muito obrigado por ler até aqui! É fantástico ver que você investiu o seu tempo lendo o nosso artigo.

Se alguma coisa neste artigo foi útil pra você, ou se você acha que alguém que conhece vai se beneficiar destas palavras, envie pra ele ou compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.

Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo da beleza não deixe de seguir nosso Instagram e nosso Facebook. Tenho certeza que nossos conteúdos vão explodir sua cabeça de ideias de ação e melhorias no seu negócio da beleza.

Vamo que vamo!

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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