7 passos para gerar valor ao seu salão de beleza e se destacar!

Como se diferenciar da concorrência? Entregue Valor

Muito se fala sobre a geração de valor como ferramenta para driblar a concorrência em mercados competitivos. Mas você, como um empreendedor da beleza, sabe como agregar valor ao seu salão ou barbearia e melhorar a experiência do seu cliente? Bateu a dúvida? Não se preocupe! Este artigo contém um passo a passo com ideias e ações capazes de gerar mais valor nas diferentes esferas do seu negócio, desde o ambiente, até o atendimento e o relacionamento com o seu público. Então leia este texto até o fim e prepare-se para decolar seu negócio e encantar cada vez mais seus clientes!

Primeiros Passos para Gerar Mais Valor

Primeiros Passos para Gerar Mais Valor
Primeiros Passos para Gerar Mais Valor

1. Crie uma identidade visual

Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos – como logomarca e cartela de cores – que representam o seu negócio. Criar uma identidade visual é imprescindível. Além de transmitir profissionalismo – o que já agrega valor ao seu negócio – ela direciona a decoração do seu salão, o visual dos seus profissionais e a base dos seus materiais de divulgação. No mercado da beleza, as barbearias vintages são ótimos exemplos de identidade visual. Repare que nos empreendimentos que tem mais sucesso neste nicho, o estilo retrô dos anos 50 e 60 está em toda a atmosfera do negócio: na decoração, no estilo dos profissionais, nas ferramentas utilizadas e nas comunicações de marketing. Para te ajudar selecionamos alguns sites que ajudam na montagem da sua logo e escolha de paleta de cores (os sites estão em inglês mas é bem fácil preencher os campos) : freelogoservices logojoy studio tailorbrands wix coolors

2. Torne o ambiente agradável

Realizar melhorias no espaço físico do seu salão que estejam alinhadas com as necessidades e desejos do seu público é uma forma de agregar valor ao seu negócio. Dependendo do procedimento a ser feito, um cabelo pode demorar horas para ficar pronto e a espera dentro do estabelecimento é inevitável. Portanto, criar um ambiente agradável, para que aquela espera não seja um incômodo e sim um momento de prazer, é essencial. Limpeza e organização é o básico. Agora pense em detalhes que seriam relevantes para o seu cliente. Veja algumas ideias:
  • Disponibilize música ambiente agradável, TV, WI-FI e revistas;
  • Instale um bom ar condicionado;
  • Coloque armários com senha ou chave para o cliente guardar seus pertences;
  • Disponha de água e café, no mínimo. Seu cliente não espera mais que isso, então essa é sua chance de valorizar a experiência que seu cliente teráQue tal oferecer uma fatia de bolo enquanto ele espera?

3. Invista na aparência dos profissionais

Você e os seus profissionais parceiros são a referência de beleza do seu salão. Então, cuide para que todos estejam com o cabelo bem feito, maquiagem leve e aparência alinhada. Uma ideia é investir em vestimentas padronizadas. Seu uso transmite mais profissionalismo para os clientes, que se sentem mais seguros e confortáveis no seu estabelecimento. Ao escolher a vestimenta dos profissionais do seu salão, preze pela qualidade e pelo alinhamento com a sua identidade visual.

4. Crie diferenciais para o seu atendimento

Diferenciais são aqueles gestos e ações que só o seu estabelecimento oferece. É aqui que estão as maiores oportunidades de agregar valor ao seu serviço. Para encontrá-las, basta pensar no que arrancaria um “uau!” do seu cliente, ou seja, o que o deixaria encantado com o seu atendimento. Eu sei, parece um pouco subjetivo, né? Mas não é difícil. Veja alguns diferenciais simples, mas que podem ser muito interessantes para o seu salão:
  • Trabalhe com uma linha de produtos exclusivos;
  • Ofereça uma massagem diferenciada para os seus clientes sem custo adicional;
  • Disponibilize outras opções de bebidas, como cafés gourmets e água aromatizada;
  • Tenha um programa de fidelidade exclusivo;
  • Faça um “Espaço da selfie”, com um cenário moderno para que seus clientes possam tirar uma foto e registrar o resultado do seu serviço;
  • Ofereça atendimento personalizado em locais alternativos ou horários especiais.
É importante entender que criar diferenciais também exige uma dose de criatividade. Não deixe de ousar, desde que sua ideia esteja alinhada com as necessidades e desejos do seu público.

Personalize o Padrão

Personalize o Padrão
Personalize o Padrão

5. Padronize os processos do seu salão

Padronizar os processos facilita a comunicação e integração da equipe e torna o trabalho mais ágil e organizado. Isso é perceptível aos olhos do cliente e aumenta a visão de valor que ele tem do seu serviço. Além disso, quando você trabalha a padronização, está garantindo que todos os clientes que optarem pelo seu serviço receberão o mesmo tratamento, sendo atendidos com excelência e de acordo com o protocolo que você definiu para o seu público. O primeiro passo para padronização é ter um manual de regras. Se o seu salão ainda não tem um, você pode aprender como montar o seu aqui.

6. Aposte no atendimento personalizado

O tempo em que chamar um cliente pelo nome era um diferencial já passou. Se você quer oferecer um atendimento personalizado, tem que saber coletar informações sobre ele e usá-las de forma inteligente. Sistemas de gestão para salões de beleza são ótimos para te ajudar a gerir essas informações e a usá-las com o intuito de agregar valor e criar oportunidades de venda. Veja algumas informações úteis e ações relacionadas:

a. Aniversário

Você pode enviar um e-mail ou uma mensagem no whats, de parabéns e sugerir uma oferta especial baseado no histórico de serviços que ele já fez. b. Última visita ao seu salão Entre em contato com seu cliente com uma condição especial para ele retornar ao seu estabelecimento. Saber essa informação é fundamental para que você não tenha que captar novos clientes sempre que precisar ocupar a sua agenda. É muito mais barato agendar um retorno para um cliente que já conhece os seus serviços. c. Tratamentos realizados Alguns procedimentos necessitam de retoques periódicos. Que tal você lembrar o seu cliente quando a hora chegar? Você pode usar as mesmas idéias do passo anterior e enviar uma mensagem oferecendo o retoque. d. Reconhecimento e Valorização Já pensou reconhecer os seus melhores clientes, aqueles que mais frequentam ou gastam no seu salão, nas redes sociais como pessoas especiais pro salão? Você não precisa dizer que eles gastam muito com você, apenas agradecer e reconhecê-los. Isso mostra o quanto você se importa com eles. Além de usar essas informações para criar oportunidades de venda, use-as também quando um cliente retorna ao seu salão. Afinal, quem não gosta de ser lembrado?    
Nunca se acomode. Buscar novas formas de gerar valor para tornar a experiência do seu cliente única, deve ser sua principal missão como gestor.

7. Invista no marketing online

Com o boom das redes sociais, o empreendedor que ainda não utiliza estratégias de divulgação online está em desvantagem. Praticamente tudo que você faz online com a intenção de interagir e ajudar o seu cliente reforça a sua imagem positiva e gera mais valor para o seu negócio. As possibilidades são inúmeras, vamos destacar aqui algumas ações de marketing que você pode fazer com um blog e páginas nas redes sociais:
  • Criar conteúdo relevante para seu público, como artigos sobre as novas tendências da beleza, avaliações de produtos, tutoriais de penteados, entre outros;
  • Divulgar fotos de antes e depois;
  • Promover concursos;
  • Estimular postagens de fotos com a #hashtag do seu salão;
  • Incentivar o check-in no seu estabelecimento;
  • Estimular avaliações do seu serviço nas redes sociais (isso é muito importante para conquistar novos clientes).
Empresas que estão preocupadas em interagir com os seus clientes além do momento da compra são mais valorizadas por eles. Portanto não ignore o poder das redes sociais! Buscar formas de agregar valor ao seu negócio é um processo de construção contínuo, onde cada ação contribui para reforçar a imagem positiva da sua marca diferenciando-a da concorrência. Por isso empreendedor, a dica de ouro para ganhar diferencial competitivo é nunca se acomodar e buscar novas formas de gerar valor para tornar a experiência do seu cliente única! Deixe seu comentário aqui nos contando o que você faz para gerar valor no seu salão de beleza e se destacar no mercado!

Pronto.

É trabalhoso? Claro que é, mas crescer não é pra qualquer um. Eu sei que você é diferenciado. Além disso eu tenho certeza que você não entrou nesse jogo pra perder, né empreendedor? Então vamos buscar juntos! 😉  
  • Muito obrigado por ler até aqui! É fantástico ver que você investiu o seu tempo lendo o nosso artigo.
  • Se alguma coisa neste artigo foi útil pra você, ou se você acha que alguém que conhece vai se beneficiar destas palavras, envie pra ele ou compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo da beleza não deixe de seguir nosso Instagram e nosso Facebook. Tenho certeza que nossos conteúdos vão explodir sua cabeça de ideias de ação e melhorias no seu negócio da beleza. Vamo que vamo!
 

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer