Controle de Estoque

Controle de Estoque em Poucos Passos. Principais segredos

Controle de estoque

Existem três tipos de controle de estoque em um salão de beleza e em uma barbearia

  1. Venda de produtos; ( home care, pomada, gel, cerveja, bala.)
  2. Uso de produto; (shampoo, condicionador, coloração)
  3. Entrada (reposição de estoque);

Passos práticos para controle de estoque do seu salão de beleza.

Controlar de estoque do seu salão de beleza ficou mais fácil agora.

O controle de estoque do seu salão de beleza ficou mais fácil agora.

1 – Ordenação em produtos de uso e venda

Separe, fisicamente, o que é produto de uso de produto de venda. Assim você não precisa criar nenhum outro tipo de demarcação.

2 – Defina a forma de controle dos produtos de uso: Dose ou Peso.

Essa parte é a mais importante da gestão do seu estoque. Se você não estiver com essa escolha bem clara e seguir ela sempre, o seu controle vai por água abaixo. Você precisa definir a sua escolha e treinar a equipe para seguir exatamente o planejado e a forma de controle. Quer parar de desperdiçar? Você PRECISA ter uma balança de precisão e um dosador, independente da sua opção. O controle feito pela dosagem se baseia no próprio rótulo do produto. Ele informa qual o rendimento daquele produto. Já por peso, você controla com o peso total em g ou em ml.
Nossa sugestão é: se você não tiver um profissional responsável apenas pela sala de química, a melhor escolha pra você não perder dinheiro é controlar o estoque por peso. Frizzar

3 – Faça o inventário de tudo

Na hora de realizar o inventário priorize os produtos de venda e depois os de uso. O inventário do produto de uso vai ser baseado na sua escolha de controle. Por exemplo; você optou por controlar a partir do rendimento um produto de 900ml que rende 10 vezes, se ele estiver pesando (sem contar a embalagem) 270ml, significa que ele ainda tem 3 doses. O cálculo deve ser: Peso atual*10 / Peso original

4 – Registre TODAS as saídas e compras

Deve-se anotar sempre na comanda quanto de cada produto foi usado, e de cada produto que foi vendido. Assim você consegue abater do seu total em estoque e ter um controle preciso para realizar os próximos pedidos. Guarde todas as notas das compras realizadas para dar entrada correta no estoque. Em produtos de uso e em produtos de venda! Seguindo esses 4 passos simples, você já terá o seu estoque organizado. Agora é hora de ir além, é hora de gerenciar todos esses produtos e nós temos mais alguns itens que devem ser analisados.

Estoques Mínimos

Controle de estoque mínimo de maneira inteligente e pare de perder dinheiro.

Controle de estoque mínimo de maneira inteligente e pare de perder dinheiro.
Essa deve ser a palavra de ordem mesmo, mínimos. Hoje em dia não tem sentido você ter um estoque enorme, tamanha facilidade de controle e informação que você tem. Com o estoque mínimo você compra menos e tem mais receita em caixa para investir em outras áreas do negócio.

Como montar o estoque mínimo

(separadamente para uso e venda)

1 – Analisar o histórico mensal de saída do produto

Seja ele um produto de uso ou de venda você deve analisar sua planilha e identificar a quantidade média mensal de uso e venda daquele produto

2 – Determinar quanto daquele item você vai usar no próximo ciclo de compra.

O ideal é que as compras sejam feitas a cada duas semanas, assim você tem tempo de analisar o movimento e também respeita o tempo de entrega do fornecedor.

Pronto.

É trabalhoso? Claro que é, mas é feito uma única vez e você para de perder dinheiro. E eu tenho certeza que você não entrou nesse jogo pra perder né empreendedor? Vamos buscar juntos! 😉  
  • Muito obrigado por ler até aqui! É fantástico ver que você investiu o seu tempo lendo o nosso artigo.
  • Se alguma coisa neste artigo foi útil pra você, ou se você acha que alguém que conhece vai se beneficiar destas palavras, envie pra ele ou compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo da beleza não deixe de seguir nosso Instagram e nosso Facebook. Tenho certeza que nossos conteúdos vão explodir sua cabeça de ideias de ação e melhorias no seu negócio da beleza. Vamo que vamo!
 

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

Site Footer