Como Motivar sua Equipe de Salão de Beleza com 5 Ações Efetivas!

Motivar. Engajar. Crescer.

Entender como motivar uma equipe formada por autônomos e profissionais parceiros é um grande desafio para donos de salões de beleza e barbearias . É também um fator essencial para o sucesso do empreendimento. Sem vínculo empregatício, profissionais desmotivados tendem a buscar novas parcerias. Por se tratar de um mercado de alta fidelidade a saída de um bom colaborador pode representar a perda de clientes. Para evitar a alta rotatividade de profissionais a motivação dos colaboradores é a melhor solução. Assim, você retém talentos e faz com que a sua equipe seja mais produtiva e trabalhe ao seu lado rumo ao sucesso da empresa.

Ações que você pode aplicar no seu salão ou barbearia.

 
Motivar sua equipe é a coisa mais importante que você deve fazer como líder
Motivar sua equipe é a coisa mais importante que você deve fazer como líder.

1. Agregue valor aos seus profissionais

Quando o assunto é motivação, gestores do mundo inteiro apontam para a necessidade de que os negócios agreguem valor aos seus colaboradores. E isso vai muito além do pagamento por um serviço prestado. Agregar valor é aproximar, interagir e entender os desejos e dificuldades dos seus profissionais, ajudando-os com a conquista de seus objetivos. Quer um exemplo prático? Seus profissionais atuam de forma autônoma, certo? Esse tipo de atuação tem diversos benefícios, mas também pode ter desvantagens. Por exemplo: maior dificuldade de organizar as finanças, já que a renda varia de acordo com a produtividade. Sabendo disso, que tal fornecer uma palestra sobre educação financeira para os seus profissionais aprenderem a se organizar e conquistar suas metas e objetivos pessoais? Ações como essa mostram ao colaborador que você se importa com ele e o motivam a trabalhar com mais afinco. Em contrapartida ele trabalha com mais afinco para o crescimento do seu negócio. Aprender como motivar uma equipe é trabalhoso e exige dedicação, porém uma vez que você define as ações viáveis para o seu negócio e monta a sua estrutura, basta trabalhar os feedbacks de forma constante e acompanhar sua equipe de perto.

2. Invista em cursos e treinamentos de capacitação

Proporcionar conhecimento é uma técnica de motivação muito utilizada e consiste em prover cursos de aprimoramento profissional, treinamentos e especializações para os colaboradores. Além de incentivar a equipe com o ganho de conhecimento e aprendizado, investir em capacitação agrega valor ao profissional, que se sente mais preparado para oferecer serviços de qualidade no seu negócio e manter a parceria. Além dos cursos de procedimentos de beleza, você pode promover visitas a feiras e congressos e ainda apostar em cursos complementares, como de atendimento ao cliente e técnica de vendas, por exemplo.

3. Desenvolva uma política de recompensa e bonificação

Uma política de comissionamento justa é muito importante no mercado da beleza, já que esta é a principal forma de remuneração dos profissionais. Mas quando pensamos em como motivar uma equipe, é preciso ir além e criar uma política de incentivos e bonificações. Veja algumas ideias que você pode aplicar no seu salão.

Bonificação para o profissional do mês

Ter o seu talento reconhecido é estimulante para o profissional, mas se além do reconhecimento você puder oferecer a ele uma bonificação pela dedicação, seu engajamento será ainda maior.

Participação nos lucros sobre meta atingida

Essa é uma técnica de motivação de equipes muito utilizada em empresas de diferentes portes e segmentos. Consiste em estabelecer uma meta de lucro a ser atingida ao final de um período e, se esta for alcançada, um percentual do resultado é dividido entre os colaboradores.

Comissão sobre a venda de produtos

A saída dos produtos de venda do seu estabelecimento depende da indicação dos seus profissionais, certo? Então nada mais justo do que pagar uma comissão a eles quando uma venda ocorre.

Uma boa comunicação salva empresas

  Quando sua comunicação é efetiva com a equipe, motivar fica muito mais fácil. Quando sua comunicação é efetiva com a equipe, motivar fica muito mais fácil.

4. Valorize e reconheça o bom profissional

Saber reconhecer profissionais dedicados é uma forma de motivar a equipe e mantê-la sempre disposta a dar o seu melhor. Quer um exemplo de reconhecimento? Aposto que você já entrou em um estabelecimento e se deparou com uma placa indicando o profissional do mês. Esse tipo de ação valoriza quem se esforçou e deu o melhor pelo seu negócio e ainda incentiva os outros colaboradores a conquistarem este lugar, estimulando a competição saudável. Uma dica importante é ser cauteloso ao determinar os critérios para a escolha do profissional do mês. Será por número de atendimentos? Avaliação dos clientes? Assim, você evita que ocorram injustiças e, consequentemente, a desmotivação dos demais colaboradores.

5. Dê feedbacks assertivos e constantes

Não há como motivar uma equipe sem saber dar – e receber – feedbacks. Feedback é a arte de fornecer informações para avaliação e ajuste de desempenho de uma pessoa, equipe ou empresa. Os feedbacks podem ser positivos ou construtivos, ambos ajudam a contextualizar o colaborador dentro da empresa. Seja pelo reconhecimento do valor do seu trabalho ou pelo interesse em trabalhar falhas para uma melhor performance, deve sempre haver comunicação. Para funcionar, um feedback deve ser assertivo e muitos empreendedores têm dificuldade com essa ação. Para ajudar separamos algumas dicas práticas para você:
  • Seja claro, preciso e não enrole para chegar ao ponto;
  • Use o tom de parceria e não o de subordinação;
  • Baseie-se em ações e fato, não em julgamentos;
  • Em feedbacks construtivos deixe claro as mudanças que você espera do colaborador;
  • Vincule feedbacks positivos a políticas de reconhecimento e recompensa (veremos mais sobre isso a seguir);
  • Faça o acompanhamento do colaborador e demonstre a importância que você dá ao desempenho dele.
Você deve realizar feedbacks constantes. O ideal é planejar seções formais com frequência, como mensalmente, por exemplo. Lembre-se: o feedback também é uma forma de saber a visão que seus colaboradores tem do seu negócio e o nível de satisfação da parceria. Portanto esteja pronto para ouvir críticas, sugestões e ideias e aproveitá-las da melhor forma no seu empreendimento.

Pronto

Com todo esse conhecimento agora é a sua vez de mostrar para o seu profissional que você está preocupado com ele. Vamos buscar juntos! 😉  
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CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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