Preço e valor: o que você precisa saber para o seu salão de beleza

Preço vs Valor.

Preço e valor são termos recorrentes no seu dia a dia, certo empreendedor? Mas você sabe qual a diferença entre os dois conceitos? E o mais importante, sabe emprega-los corretamente no crescimento do seu salão de beleza? Se você ficou na dúvida, leia este artigo, entenda a diferença entre preço e valor e aprenda a usar estes conceitos em estratégias para alavancar o seu negócio hoje mesmo.

Os Conceitos de Preço e Valor

 
Os Conceitos de Preço e Valor
Os Conceitos de Preço e Valor
De forma bem simples: preço é o que o cliente paga e valor é o que o cliente leva. Ficou confuso? Não tem problema, a gente explica! Preço Preço é a quantidade de dinheiro que um cliente investe para adquirir o seu serviço ou produto. É a quantidade monetária que você cobra por um corte de cabelo, por exemplo. O preço é baseado em fatores que você empreendedor conhece bem: custos fixos e variáveis, margem de lucro, concorrência e poder de compra do seu público.

Valor

Já o valor refere-se aos benefícios percebidos pelo cliente ao adquirir o seu produto ou serviço. Diferente do preço, o valor é um conceito subjetivo e que varia de pessoa para pessoa, de acordo com a importância que o item tem para cada uma. Algo importante sobre valor, é que ele é “dado” pelo cliente. Quanto maior o grau de satisfação com o seu negócio, mais valor seu cliente perceberá nele. E é só quando o cliente enxerga valor em um serviço que ele tem a sensação de que a aquisição foi vantajosa, independente do preço investido. Já deu para perceber o quanto o valor é importante para o sucesso do seu negócio, não é? Por isso, vamos nos aprofundar neste assunto e entender como funciona a percepção de valor de produtos e serviços.

Como o Cliente Percebe o Valor dos seus Serviços

 
Como o Cliente Percebe o Valor dos seus Serviços
Como o Cliente Percebe o Valor dos seus Serviços
Se o valor é atribuído pelo cliente, como fazê-lo perceber isso no serviço prestado pelo seu salão? Entregue mais do que ele espera. Independente do serviço prestado, o seu cliente espera que ele seja feito com excelência, e isso é o mínimo que você deve fazer. Só que todos os seus concorrentes já tem isso em mente, então como se diferenciar além do mínimo? O valor está relacionado com os benefícios e a satisfação gerada ao adquirir um produto ou serviço, certo? E isso resume-se a um ponto muito importante do seu salão de beleza ou barbearia: a experiência do cliente. Pense no passo extra que você pode dar ao receber um cliente dentro do seu estabelecimento O que você pode fazer por ele, para a sua experiência, que ele NÃO espera que seja feito?

Exemplo:

Para falar sobre percepção de valor e experiência do cliente, vamos citar o exemplo do Soho Hair, a rede japonesa de salões de beleza. Com salões modernos e com um toque oriental, o Soho se destaca pela excelência e padronização do seu atendimento e por alguns diferenciais:     . Entrega de quimono na recepção     . Ban-chá para os clientes, além da água e do tradicional cafezinho;     . Massagem Do-In. (técnica oriental) Esses diferenciais orientais – que tem tudo a ver com o DNA da empresa e com o público atendido por ela – fazem com que o cliente tenha uma experiência única. O resultado disso? Percepção de valor e encantamento do cliente. E é assim que a empresa segue forte, agregando valor, conquistando e fidelizando clientes; mesmo que o preço pago tenha sido um pouco acima da média.

O preço e o valor na decisão de compra do cliente

Mesmo sendo tão diferentes, preço e valor são conceitos interligados e que influenciam na decisão de compra do cliente. É claro que o preço é um fator determinante para a decisão de compra – principalmente em tempos de crise – mas o valor é mais. Afinal, é ele que direciona a escolha quando os preços são similares. Por isso, você nunca deve ser refém dos preços, e a melhor forma de evitar isso é fazer uma boa gestão de valores, ou seja, dar um novo significado ao seu serviço e ampliar a percepção de valor que ele tem para o cliente. Veja como fazer isso a seguir.

Como Gerar mais Valor para o seu Salão de Beleza

Como Gerar mais Valor para o seu Salão de Beleza? Surpreenda seu cliente
Como Gerar mais Valor para o seu Salão de Beleza? Surpreenda seu cliente
Agora que você já sabe a importância de agregar valor ao seu negócio, e como ele influencia seu preço e a experiência do cliente, confira algumas ideias para gerar mais valor no seu salão de beleza:

1. Proporcionar um ambiente agradável

Dê atenção a itens como limpeza, iluminação, ar condicionado e decoração do seu estabelecimento. Acesso à internet e música ambiente também agregam ao ambiente que você quecriar.

2. Padronizar o atendimento

Oriente o comportamento dos seus profissionais para que o cliente tenha uma boa experiência todas as vezes que for ao seu salão. Para isso, ter um manual de regras é essencial. Ainda não possui um manual de regras? Leia nosso artigo de Como Montar o Seu Manual de Regras e monte o seu hoje mesmo.

3. Investir na aparência dos profissionais

Você e seus profissionais são a referência de beleza do cliente ao entrar no salão. É importante estarem sempre bem apresentados, com vestimenta adequada ao conceito que você escolheu ao salão. Além disso o comportamento deve ser o mesmo padrão de conceito do salão; extrovertido, prático, silecioso, enfim, é você quem vai definir isso. Minimize o incômodo da espera, esperar faz parte de alguns procedimentos capilares, então, além das clássicas revistas, disponibilize acesso ao WI-FI e televisão.

4. Personalizar o atendimento

Use informações do cliente a seu favor; chame-o pelo nome, mostre que você se lembra do seu último procedimento realizado, que sabe que semana que vem é aniversário dele. Encante-o. Essas ações simples demonstram que você se importa com o seu cliente. Acessar este tipo de informação é bem fácil com plataformas de gestão inteligente. Essas são algumas ideias para agregar valor ao seu salão de beleza, mas antes de sair implementando tudo, siga esta dica de ouro:
Pense em como você pode surpreender o seu cliente.
Só assim você saberá distinguir o que é relevante e capaz de agregar valor na experiência que ele terá no seu salão. Não tenha medo de ousar e pensar “fora da caixa”. Você nunca ampliará a percepção de valor na mente do seu cliente oferecendo o que todo mundo já oferece. Criatividade na hora de inovar é o que faz a diferença no mundo do empreendedorismo.

Pronto.

É trabalhoso? Claro que é, mas é feito uma única vez e você para de perder dinheiro. E eu tenho certeza que você não entrou nesse jogo pra perder né empreendedor? Vamos buscar juntos! 😉  
  • Muito obrigado por ler até aqui! É fantástico ver que você investiu o seu tempo lendo o nosso artigo.
  • Se alguma coisa neste artigo foi útil pra você, ou se você acha que alguém que conhece vai se beneficiar destas palavras, envie pra ele ou compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo da beleza não deixe de seguir nosso Instagram e nosso Facebook. Tenho certeza que nossos conteúdos vão explodir sua cabeça de ideias de ação e melhorias no seu negócio da beleza. Vamo que vamo!
 

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer