Passos práticos para a montagem do Manual de Regras do seu Salão.
Você é um empreendedor da beleza e ainda não tem um manual de regras para o seu estabelecimento? Se você ainda não passou as suas normas e procedimentos para um manual, tenha cuidado, pois seu estabelecimento pode estar correndo grandes riscos.
Imagine-se indo a um salão de beleza que não possui limpeza, que os profissionais falam alto sem respeitar a privacidade dos clientes. Que ocorrem fofocas no ambiente de trabalho, que não há processos claros sendo seguidos e tudo parece feito de improviso. Isso não passa uma imagem profissional não é mesmo? De fato, clientes não gostam de desorganização. Na verdade, ninguém gosta!
Se você ainda não escreveu o seu não se preocupe, neste artigo vamos te mostrar como é simples e fácil criar um manual de regras na prática. Que irá ajudar a melhorar a imagem do seu estabelecimento e fidelizar clientes. Leia o artigo até o final e aprenda a encantar seus clientes!
O que é um Manual de Regras para Salão de beleza
Um manual de regras e procedimentos é um documento feito para que o empreendedor da beleza deixe o seu estabelecimento impecável. Ele permite com que o profissional prestador de serviço siga regras de limpeza, revisão de visual do estabelecimento, montagem de kits e outros.
Para microempreendedores que cuidam de tudo no estabelecimento, ter um manual é indispensável. No entanto, alguns gestores negligenciam isso.Você como empreendedor da beleza deseja que seu estabelecimento seja o melhor da região não é mesmo? Então você deve ter um manual de regras e normas assim, certamente, aproveitará as grandes vantagens disso. Nós separamos abaixo as principais vantagens para seu estabelecimento.
Principais vantagens de um manual de regras
Uma das vantagens de um manual é a melhora da imagem do estabelecimento, mas não para por aí. Veja uma lista das principais vantagens percebidas:
1. Demonstrar profissionalismo aos clientes
Clientes gostam de frequentar salões de beleza que são organizados e que oferecem atendimento personalizado e ágil. O manual de regras ajuda profissionais a entregar essas qualidades ao cliente.
2. Padronizar comportamentos dos profissionais de beleza
Quando o proprietário do estabelecimento precisa contratar outro profissional, ter um manual de regras é uma maneira de padronizar o comportamento e melhorar a experiência de trabalho. Assim você consegue criar uma cultura de organização dentro do seu salão, isso é feito nas maiores empresas do mundo como L’Oreal, Schwarzkopf e outras.
O tipo de atendimento que você quer oferecer passa pelos profissionais que você terá como parceiros. Esse filtro você deve fazer com o manual em mãos para facilitar o seu processo de seleção.
3. Manter o estabelecimento limpo e atraente
Um bom manual normativo garante que a limpeza e manutenção da aparência do estabelecimento seja regular e feita com prioridade. Na maioria das vezes as coisas não são feitas pois não existem regras, obrigações e responsabilidades definidas. Para isso é muito importante que a comunicação com a equipe seja efetiva e transparente.
4. Fidelizar clientes
Salões que possuem manual de regras fidelizam mais clientes. Com os processos todos claros, o seu salão será muito mais organizado, as funções bem definidas e consequentemente você terá mais tempo para se preocupar em transformar a experiência do seu cliente em algo incrível. Garantindo assim a sua fidelidade.Gostou das vantagens? Além de tudo, ter um manual de normas para profissionais de beleza não é difícil.
Montando o seu Manual de Regras, na Prática
O seu manual precisa ter alguns itens simples para ser montado. Para ter um guia profissional recomendamos que você escreva o documento e imprima. O documento será usado sempre para que os resultados e melhorias sejam aproveitados da melhor maneira.
Você deve tomar cuidados específicos ao montar o manual de regras e deve se certificar de inserir todas as informações necessárias. Veja as principais informações que devem constar:
Regras de limpeza
Qual a frequência?
Quem é responsável?
Quando deve ser feito?
Regras de uso de vestimentas
O salão possui vestimenta com logo?
Está determinado no contrato homologado que o profissional usará vestimenta?
Quem fornece a vestimenta?
Limpeza e cuidados?
Montagem de kits para profissionais e clientes
Quem é o responsável?Qual a frequência?
Quem divulga, em caso de kit de vendas para clientes.
Embalagens para ferramentas como por exemplo, pente, gilete, entre outros.
Quem fornece?
Qual frequência?
Outros itens relacionados…
Esterilização de ferramentas como pinças de sobrancelha e outras.
Quem é o responsável?
Onde é guardado o material?
Outros itens relacionados…
Parcerias com profissionais a partir da lei salão parceiro.
Ele já possui o próprio MEI?
Qual o perfil que estou querendo agregar à equipe? (Descontraído, calado, brincalhao)
Como foi sua experiência em outros ambientes
Outros itens relacionados…
Passo a passo para montar um manual de regras
1. Escreva todas as regras que deseja ter no seu estabelecimento em um documento no computador. Use os tópicos que falamos agora a pouco. Acrescente o que você achar necessário.2. Digite o documento e deixe em forma de livro ou apostila de acordo com a identidade visual do seu estúdio de beleza. Não esqueça de usar a sua logomarca. Aliás, se você ainda não tem identidade visual, deve criar a sua o mais rápido possível.3. Apresente o manual pronto para todos os profissionais que trabalham no estabelecimento antes mesmo da contratação de cada um. Caso você já esteja trabalhando, é interessante incluir os profissionais na montagem do seu manual, respeitando a necessidade deles, desde que atenda o que você precisa.4. Monitore o estabelecimento e sempre lembre de seguir as regras. É importante fazer melhorias e reformas no seu manual ao longo do tempo.
É muito fácil criar um manual de normas e você pode simplificar cada passo de acordo com o seu estabelecimento.
Se você ainda não tem um manual pode estar perdendo clientes fiéis. Portanto, siga o passo a passo e comece a criar o seu agora mesmo.
—
Pronto.
É trabalhoso?
Claro que é, mas é feito uma única vez e você para de perder dinheiro.
E eu tenho certeza que você não entrou nesse jogo pra perder né empreendedor?
Vamos buscar juntos!
😉
Muito obrigado por ler até aqui! É fantástico ver que você investiu o seu tempo lendo o nosso artigo.
Se alguma coisa neste artigo foi útil pra você, ou se você acha que alguém que conhece vai se beneficiar destas palavras, envie pra ele ou compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusivas sobre empreendedorismo da beleza não deixe de seguir nosso Instagram e nosso Facebook. Tenho certeza que nossos conteúdos vão explodir sua cabeça de ideias de ação e melhorias no seu negócio da beleza.
Vamo que vamo!