Um dos maiores erros que os gestores cometem é não calcular de forma correta os preços para sua barbearia.
Quando você trabalha como barbeiro, deseja garantir que o tempo e o talento investidos em cada corte sejam refletidos em seus ganhos. Mas você também quer oferecer preços justos e transparentes aos clientes.
Encontrar esse equilíbrio é mais fácil falar do que fazer. Você deseja criar uma estratégia de preços que reflita sua experiência, serviços, investimentos e os tipos de clientes que deseja atrair, ao mesmo tempo em que se mantém competitivo em sua região.
Felizmente, existem maneiras de resolver esse quebra-cabeça.
Se você está comprometido em criar uma lista de preços para barbearia que corresponda perfeitamente aos seus serviços, essas dicas podem ajudá-lo a gerenciar o processo, construir a confiança do cliente e se manter lucrativo.
Determinando o Custo Bruto de Operação da sua Barbearia
A definição dos preços para sua barbearia, variarão dependendo da experiência do profissional, localização e concorrência. Mas, no mínimo, você precisará determinar quanto cobrar para que seu negócio sobreviva e prospere.
Com isso, o passo mais importante para estabelecer sua lista de preços é descobrir quanto seu negócio custa para operar. A partir daí, você pode definir preços para sua barbearia que atendam às suas necessidades financeiras.
Passo 1: Identificar Custos Operacionais e Gerais
Primeiro, identifique seus custos operacionais e gerais diários – aquelas despesas recorrentes que você tem no dia a dia de operação de uma barbearia.
Em uma barbearia, esses custos podem incluir:
- Produtos (xampu, creme de barbear, etc.)
- Equipamentos (tesouras, máquinas de corte, secadores, etc.)
- Móveis
- Aluguel mensal
- Requisitos de licenciamento
- Taxas de serviços públicos
- Wi-Fi
- Salários e folha de pagamento
- Seguro
- Licenciamento comercial
- Software de operação e agendamento
- Custos de marketing (se aplicável)
Ao calcular suas despesas totais, certifique-se de incluir até mesmo os custos mais marginais, como um pacote extra de pentes. Considerar todas essas despesas aparentemente insignificantes significa que você terá uma imagem mais precisa do seu orçamento total.
Passo 2: Determine sua Margem de Lucro
Em seguida, determine os lucros que você deseja obter a cada ano. Não importa se você está começando com R$ 60.000 ou almejando R$ 300.000, atingir esse número é a chave. Isso permitirá que você avalie se os preços que você define estão apenas cobrindo seus custos ou se estão levando a um futuro próspero.
Passo 3: Calcule o Custo para um Corte de Cabelo Individual
Agora que você determinou a quantia de dinheiro que precisa ganhar anualmente, pode trabalhar em sentido inverso para chegar ao preço certo para seus serviços.
Divida a quantia que você precisa ganhar por 12 para obter uma divisão mensal. Em seguida, divida a divisão mensal por 4 para encontrar uma divisão semanal.
Por fim, divida a divisão semanal pelo número de dias que seu salão de barbearia está aberto por semana para encontrar uma divisão diária.
Você pode continuar dividindo esse número pelas horas de um dia e pelos minutos de uma hora. Todas essas informações podem lhe dar uma imagem mais clara de quanto você precisa ganhar para cumprir seu orçamento e obter lucro.
Depois de completar esses cálculos, você terá o custo operacional bruto por minuto para sua barbearia – a quantia de dinheiro que seu negócio gasta por minuto.
Passo 4: Determine o Tempo Médio para Prestar um Serviço
O próximo passo desse processo é estimar o tempo médio necessário para você ou seus barbeiros realizarem um ótimo corte de cabelo ou serviço.
Digamos que leve cerca de 60 minutos para fazer um corte de cabelo e aparar a barba. Multiplique o tempo médio que esse serviço leva pelo custo operacional por minuto para determinar o preço do serviço. Portanto, se o custo operacional bruto por minuto for de 50 centavos, um serviço de 60 minutos custará R$ 30,00.
Continue esse processo para cada serviço que você oferece para determinar seu preço apropriado. Lembre-se de considerar serviços que possam levar mais ou menos tempo, como:
- Corte de cabelo masculino clássico
- Corte degradê
- Aparar e cuidar da barba
- Consulta de corte de cabelo
- Barba feita com navalha
- Corte de cabelo infantil
Pesquise os Preços de Concorrentes em sua Região
Além de garantir que você esteja ganhando o mínimo necessário para cobrir os custos operacionais, você também deseja tornar seus preços competitivos.
Há apenas uma maneira real de determinar se seus custos de corte de cabelo e preços de serviços são competitivos: pesquisando os de seus concorrentes.
Dedique um dia para pesquisar outras barbearias da região e ver como eles precificam seus serviços. Em seguida, ajuste seus estilos de corte de cabelo e barba de acordo com esses preços.
Alternativamente, você pode decidir anunciar seus serviços a uma taxa mais baixa do que a deles para atrair mais clientes.
Isso pode ser lucrativo para barbearias mais novas, mas não é recomendado para negócios estabelecidos. Se você está há algum tempo no bairro, sua expertise e reputação podem ser usadas a seu favor na definição de preços.
Considere Implementar Níveis de Preços para sua Barbearia
A precificação em níveis é outra maneira de definir os preços para os serviços de sua barbearia. Com esse método, você definirá os preços com base no que cada membro de sua equipe de barbeiros profissionais traz para a mesa.
Por exemplo, alguns profissionais frequentam regularmente aulas? Algum dos seus talentos possui habilidades únicas que não são comuns em sua área? A precificação em níveis geralmente se enquadra em quatro categorias:
- Reputação do profissional
- Demanda do profissional
- Experiência e educação do profissional
- Qualidade e preço dos produtos
Como regra geral, quanto mais qualificado for um barbeiro profissional ou mais caros forem os produtos, mais alto você poderá cobrar.
Portanto, certifique-se de saber como encontrar um bom barbeiro para sua equipe. Eleve seu salão a um novo nível. Tudo começa com uma demonstração gratuita.
Planeje, Defina Preços para sua Barbearia e Prospere com a Frizzar
Ao criar sua lista de preços para a barbearia, é importante considerar todos os fatores relevantes.
Mas, independentemente da lista de preços que você estabelecer, certifique-se de que seus clientes saibam o que esperar dos preços da barbearia.
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