Está buscando empreender e quer saber por onde começar? Vamos te ajudar.
O empreendedorismo só cresce com o passar dos anos, seja pelo sonho da independência ou como alternativa ao desemprego. De acordo com uma pesquisa do SEBRAE em parceria com a Global Entrepreneurship Monitor, em 2020, o número de novos autônomos bateu o recorde dos últimos vinte anos – aproximadamente 25% da população adulta adotou esse formato de trabalho. Os segmentos são os mais diversos, vão de mercearias a serviços pessoais voltados ao mercado da beleza.
Também está sentindo que seu momento de apostar no próprio negócio chegou, mas não sabe por onde começar? Resolvemos criar esse conteúdo com algumas dicas de como abrir um negócio do zero.
Trace um plano
Pesquise bastante sobre o nicho de mercado que você deseja investir, planeje metas e estratégias a curto, médio e longo prazo. Definir onde sua empresa almeja chegar e como fazer isso, já nos primeiros passos, previne perda de dinheiro e rumo. Infelizmente, muitos empreendedores negligenciam essa etapa e acabam decepcionando-se com o segmento escolhido.
Defina a verba
Saiba quanto precisará para cobrir as despesas iniciais, que podem envolver contratação de serviços, compra de mercadorias/insumos, reformas e etc. Além disso, é importante separar um valor para o capital de giro, uma reserva indispensável para a saúde inicial do seu negócio – ela bancará as contas no intervalo entre os pagamentos e recebimentos. Os primeiros meses são para a empresa se tornar sustentável e não para te dar lucro.
Invista em Marketing
O investimento em marketing não pode ficar para depois. Diferente do que muitos pensam, isso não é só sobre propaganda e vendas: é um conjunto de atividades que ajuda a identificar e antecipar as necessidades dos clientes para que elas possam ser atendidas de uma forma lucrativa, gerando sempre valor às marcas e serviços. Com menos de R$10 por dia, você consegue divulgar sua empresa nas redes sociais.
Defina os processos
Analise o dia a dia do negócio para definir os processos que ele deve seguir, da compra de estoque ao pós-venda, por exemplo. Todos os colaboradores da empresa devem cumprir os processos exigidos, inclusive o gestor. A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa etapa, tanto para controle, quanto para fornecer dados a serem analisados.
Simplifique burocracias
Agenda em papel? Controle de caixa no caderninho? Horas e horas para calcular comissões e entradas? Tenha mais tempo para se dedicar em ações que garantem mais dinheiro ao seu negócio, investindo em ferramentas que fazem a gestão por você.
A Frizzar, por exemplo, ajuda negócios do mercado da beleza oferecendo controle de colaboradores, agendamentos de clientes, treinamentos e informações estratégicas que podem mudar a vida destes empresários. Se você possui um salão de beleza, barbearia ou oferece serviços estéticos, nós sabemos como te ajudar a crescer. Ficou interessado? Então clique aqui e se cadastre gratuitamente para conhecer todos os benefícios que podemos te oferecer!