Barbearia por assinatura ou por serviço: Qual a diferença?

O mundo dos negócios está mudando e com ele a necessidade de inovação por parte das barbearias. Se você tem aquele cliente que aparece todo mês para aparar os fios, talvez seja hora de pensar mais alto. Um exemplo é aderir um modelo de negócio mais atrativo como a barbearia por assinatura ao invés de uma por serviço.

Embora as pessoas acreditem que esse modelo seja igual ao modelo de barbearia por prestação de serviço, não é bem assim.

Por isso neste conteúdo nós decidimos explicar as principais diferenças de cada tipo de serviço. A ideia é que você coloque em prática aquele que mais se encaixa com seu público. Acompanhe.

O que são Barbearia por assinatura e Barbearia por Prestação de Serviço? 

O primeiro passo para entender as diferenças de um modelo de negócio para outro é a sua definição.

Um serviço de barbearia por assinatura consiste em pacotes ou planos de corte de cabelo, barba e outros serviços pagos de forma mensal ou trimestral. 

Neste caso seu cliente pagará um valor fixo por mês e poderá realizar os serviços de forma ilimitada. Somente durante o período, desde que agende com antecedência para não desorganizar a agenda. 

Já o serviço de barbearia por prestação de serviço é o tradicional já realizado. Ou seja, o cliente agenda seu horário quando precisa cortar o cabelo ou fazer a barba. Por exemplo e paga pelo serviço prestado no dia. 

Neste caso, portanto, todas às vezes que a pessoa precisar do serviço durante o mês terá que fazer o pagamento a você.

Qual a diferença entre os modelos

A principal diferença entre o modelo de barbearia por assinatura e o modelo de prestação de serviço está justamente na forma de pagamento. 

O modelo por assinatura serve para reter clientes de forma mais periódica. Neste caso através do pagamento de um valor fixo por mês ou período. Já o modelo de prestação de serviço é mais pontual e não exige tanto comprometimento do consumidor. Aqui ele pode agendar e pagar somente quando precisar. 

Quais as vantagens de aderir uma barbearia por assinatura

Toda barbearia possui aquele cliente mais vaidoso, não é verdade? Neste caso a barbearia por assinatura pode acabar sendo uma oportunidade de fidelizá-lo

Diferente do que se pensa, o modelo é bem flexível. Ao invés de cobrar por um único corte ou serviço, os planos podem se desenhar conforme o perfil do seu cliente. Dessa forma é possível obter importantes vantagens já que o retorno será mais frequente. 

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios desse modelo de negócio para a sua barbearia: 

  • Previsibilidade de Receita, pois é possível saber o faturamento mínimo por mês;
  • Possibilidade de vendas cruzadas, já que o cliente estará mais frequente no espaço;
  • Planos que preenchem dias ociosos na barbearia, de forma a garantir os serviços mesmo quando o fluxo de pessoas é menor naquele período;
  • Fidelização do cliente e seu retorno mais frequente, uma vez que a assinatura cria uma sensação de compromisso por parte do consumidor. 

Como saber se o modelo por assinatura é o melhor serviço para o seu público

Vale lembrar que a barbearia por assinatura é um modelo de negócio novo. Ele está entre as tendências do mercado de beleza nos próximos anos.

Segundo o Sebrae, 50,6% dos brasileiros hoje pagam ou assinam de 6 a 10 serviços por assinatura por mês no Brasil. Portanto a expectativa é ainda maior já que 22% deles dizem pagar por assinaturas de serviços que não são online.  

Uma dúvida comum dos donos de barbearia é quando saber se o modelo é o melhor serviço. Neste caso é imprescindível conhecê-lo bem antes de qualquer coisa. 

Uma dica bacana é considerar informações como a frequência dos clientes no estabelecimento, assim como seus objetivos de rentabilidade a longo prazo. Ao ter esses dados em mãos ficará mais fácil para criar planos flexíveis que atendam a sua necessidade. Como também chamem a atenção do seu consumidor para a adesão. 

Outro ponto importante é saber que ao aderir um modelo de negócio recorrente é necessário obter apoio de um sistema de gestão. 

Isso acontece porque é através dele que você conseguirá analisar tudo o que acontece na barbearia. Assim como retirar algumas métricas para melhorar os planos no futuro.  

Não esqueça também que esse modelo requer apoio de uma plataforma de pagamentos para que a cobrança seja feita de forma eficiente e você evite inadimplentes. 

Como a Frizzar pode ajudar 

E por falar em sistema de gestão, não podemos deixar de comentar as oportunidades e ferramentas que o sistema criado pela Frizzar traz a sua barbearia.

 
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CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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