Cobrança de Sinal para salão de beleza: Previna-se contra inadimplência nas festas de final

Imagem de barbearia com texto: "Cobrança de Sinal para salão de beleza: O que é? Quais os cuidados?" em sobreposição.

O final de ano está chegando e com ele a necessidade da cobrança de sinal nos agendamentos do salão de beleza. A prática tem sido cada vez mais utilizada pelos gestores a fim de garantir o comprometimento do cliente com o seu horário, principalmente quando se trata de cuidar da beleza para as festividades. 

Entenda o que é cobrança de sinal, quais cuidados são necessários para aderir à prática, assim como suas principais vantagens para evitar a perca de dinheiro nesta época do ano.

Afinal, o que é Cobrança de Sinal? 

Cobrança de Sinal ou Arras, como também é conhecido, é aquele pagamento antecipado entre o vendedor e o comprador para garantir a reserva de um horário disputado. Neste caso ele serve tanto para produtos como para a prestação de serviços.

De modo geral a prática serve para que ambas as partes não saiam no prejuízo caso uma delas desista do processo. 

Caso haja o cumprimento, o valor do sinal pode ser desenvolvido ou então reduzido do valor total do serviço prestado. Já caso isso não aconteça, o cliente que deu o sinal pode perdê-lo, uma vez que o valor servirá de indenização a outra parte. 

Vale destacar que o final de ano é uma das épocas mais concorridas para cuidar da beleza. Dessa forma garantir o horário e a presença do cliente é essencial para evitar a perda de dinheiro por parte do salão de beleza.

O que a lei diz sobre esse tipo de cobrança?

No caso do salão de beleza, portanto, o valor é aquele negociado entre o salão e o cliente para firmar seu compromisso sobre o horário agendado. Contudo uma dúvida comum é se a prática de cobrança de sinal é legal perante a lei. 

A resposta é sim! A cobrança de sinal pode acontecer para os serviços prestados pelo salão de beleza ou qualquer outro negócio. 
Vale destacar que a regulamentação está prevista no Código Civil (lei 10.406), entre os artigos 417 a 420.

mulher fazendo pagamento de sinal salão de beleza

Quais cuidados são importantes na hora de aplicar a cobrança de sinal?

Embora a prática seja legal perante a lei, todo gestor precisa ter cuidado na hora de aplicar a cobrança de sinal. A fim de não ter desavenças com seus clientes. 

Isso porque o processo conta com regras e que devem ser seguidas por quem agenda o horário. Assim como pelo salão de beleza que executa o serviço. Dentre os cuidados estão:

1 – Criação de um documento que afirme as responsabilidades

O primeiro passo, portanto, é criar um documento que afirme as responsabilidades. Neste caso o documento não se trata de um recibo, mas sim de uma declaração que afirme o recebimento do valor sinal por parte do contratante. 

O documento também deve reforçar o serviço contratado e os direitos e deveres entre as partes. Existem sistemas de gestão de salão de beleza, que já fazem esse tipo de cobrança de forma automática, desburocratizando o processo.

2 – Valor que será cobrado

Outro ponto importante é o valor cobrado do sinal. A recomendação é que ele seja de 10% sobre o valor do serviço prestado. Você pode variar essa cobrança entre 10% e 50%, a depender do valor do serviço que será agendado.

3 – Regras da Cobrança de Sinal

Por fim, mas não menos importante é essencial prestar atenção nas regras da cobrança, bem como deixar claro ao cliente sobre isso. Neste caso vale saber que:

  • Se o cliente desistir do horário ou não comparecer ele perde o sinal pago;
  • Se o salão, por algum motivo tiver que desmarcar o horário, ele terá que restituir o valor sinal, bem como pagar uma multa do mesmo valor ao cliente por deixá-lo desamparado.
  • Se o pagamento será feito no pix, ou por parcelamento.
  • Caso seja parcelado, se será cobrada a taxa diretamente do cliente ou não.
  • Se será possível reaproveitar o sinal em um futuro agendamento

Vantagens da prática

Para concluir, vale entender quais são as vantagens da cobrança de sinal pelo salão de beleza principalmente nas datas de final de ano.

Como vimos acima, a prática é garantida por lei e pode ser aplicada aos agendamentos de modo que o estabelecimento não perca dinheiro com as desistências. 

Ao cobrar um valor de sinal, o salão consegue organizar a agenda para atender ao público e assim evitar, que em caso de desistência, o horário que poderia ter gerado outra venda fique sobrando sem qualquer tipo de ressarcimento. 

Dessa forma os clientes passam a se comprometer mais com a organização do salão. Bem como com o profissional que irá atendê-lo. Por outro lado o consumidor também garante que seus serviços sejam executados de forma efetiva. Sem a falta de comprometimento do salão e desistência de atendimento de última hora.  

Como a Frizzar pode ajudar? 

A cobrança de sinal é um passo importante para o lado financeiro do salão, já que as desistências hoje ainda estão entre os principais problemas da gestão. 

Neste caso, modernizar seu salão de beleza através do sistema Frizzar pode ser extremamente vantajoso já que o processo de agendamento online pode incluir a cobrança de forma automática.

Dessa forma, o salão proporciona comodidade e autonomia ao consumidor. Assim como garante o compromisso por parte dele referente seu horário. Não afetando assim os demais horários e nem o fluxo de caixa. 

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CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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