Sistema para salão de beleza: um guia completo!

Imagem de mulheres conversando no salão de beleza.

A transição do meio analógico para o digital, com o uso de softwares e sistemas automatizados, já está profundamente inserida em diversos modelos de negócio. No mercado da beleza não é diferente. 

Soluções práticas e modernas, como a utilização do sistema para salão de beleza, tornaram-se uma necessidade, especialmente para a gestão de pequenas e médias empresas

Sabemos que administrar um estabelecimento focado em atendimento ao público pode ser uma atividade desafiadora. Além da qualidade do serviço e a satisfação do cliente, estão em jogo outras questões práticas que determinam o bom funcionamento de todo negócio

O sistema para salão de beleza chega para otimizar os fluxos de trabalho, organizar as atividades diárias e automatizar todos os processos que envolvem a gestão operacional da empresa. Confira um guia completo sobre a ferramenta e veja como utilizá-la a favor do crescimento do seu negócio. 

O que é um sistema para salão de beleza?

Se você busca reduzir falhas recorrentes em agendamentos, monitoramento de estoque de produtos, organização financeira e outras questões de gestão e estratégia, o sistema para salão de beleza é uma ferramenta fundamental para o crescimento do seu negócio.

Projetado exclusivamente para atender as particularidades de empreendimentos deste nicho, o software busca simplificar os processos diários, centralizando as informações em uma rede intuitiva, prática e segura para os empresários, cabeleireiros e esteticistas. 

Com ele, agendamentos escritos em cadernos, anotações feitas em bloquinhos e problemas de organização são coisas do passado. Através da plataforma digital, os profissionais têm acesso a ferramentas desenvolvidas unicamente para o seu negócio, solucionando problemas particulares do seu ramo de atuação. 

Ao utilizar o sistema para salão de beleza, é possível:

  • Administrar a evolução do seu negócio;
  • Diferenciar-se dos concorrentes;
  • Estreitar a relação com a clientela;
  • Aperfeiçoar os serviços prestados. 
  • Otimizar os processos e o acesso à informação;
  • Centralizar dados cadastrais de maneira segura e organizada;
  • Criar uma base de contatos para ações de marketing;
  • Melhorar o gerenciamento de toda equipe;
  • Automatizar o agendamento e cancelamento dos atendimentos;
  • Melhorar o planejamento financeiro e controle de estoque.

É importante ressaltar que, ao optar pelo uso do sistema para salão de beleza, você está também favorecendo a imagem do seu negócio. A plataforma demonstra como o empreendimento está alinhado às tendências de mercado e preocupado com a comodidade de seus clientes. 

Isso transparece profissionalismo não só nos serviços que presta, mas também em sua administração. Ou seja, uma melhor reputação, resultará em mais movimento, novos clientes e maior faturamento. 

Quando surgiu o sistema para salão de beleza?

Sabemos que é da nossa natureza cuidar da aparência. Normas estéticas desenvolvidas na civilização egípcia continuam como referência para as tendências atuais e achados arqueológicos comprovam que os cuidados com os cabelos já eram um hábito durante a era pré-histórica. 

Desde a criação dos primeiros salões de beleza na Grécia Antiga até o desenvolvimento dos estabelecimentos modernos, os padrões estéticos e as técnicas de trabalho passaram por grandes mudanças. Apesar da essência manter-se a mesma, a evolução criativa e tecnológica nas últimas décadas é evidente. 

A informatização dos processos e o uso de aplicativos para serviços básicos proporcionou a chegada de soluções digitais, como o sistema para salão de beleza, em uma configuração personalizada, que atende às necessidades do empreendedor e beneficia o avanço da profissão e de todo setor estético.

Alguns dos primeiros softwares utilizados para este segmento no Brasil já estão ativos no mercado há uma década e abriram espaço para o surgimento de outras plataformas, cada vez mais avançadas e adaptadas às demandas atuais. 

A Frizzar, por exemplo, já desenvolve este serviço desde 2014 e continua se aperfeiçoando para suprir as necessidades de empresários, cabeleireiros, esteticistas, barbeiros e manicures de todo Brasil

Imagem de mulher e o cabelereiro dela olhando para um tablet.

Como funciona o sistema para salão de beleza?

Os softwares com sistema para salão de beleza apresentam-se como um recurso eficiente tanto para os proprietários dos salões, quanto para os profissionais de beleza, ao trazer para um único canal digital os principais processos de gestão de negócio

As ferramentas voltadas a esse nicho oferecem versões online e offline, buscando se adequar da melhor maneira possível ao modelo de negócio de cada empreendimento. 

No caso das plataformas offline, o usuário tem a possibilidade de trabalhar sem depender de acesso à internet, mas se torna refém de algumas outras especificidades. É necessário levar em conta a qualidade e espaço disponível no computador, as atualizações frequentes no sistema e possíveis brechas relacionadas à segurança das informações. 

Já no caso do sistema para salão de beleza online, o usuário não precisa sequer instalar o programa no computador, já que a maioria funciona com login e senha direto no site. Outra facilidade do acesso virtual é o backup automático das informações, muitas vezes armazenado em nuvem criptografada

Se você preza pela liberdade e versatilidade na hora de gerir seu negócio, as plataformas online também são uma opção mais adequada. Com o acesso ao sistema, é permitido conferir todas as funcionalidades, trabalhando em qualquer lugar ou dispositivo eletrônico, seja computador, tablet ou smartphone.  

Quais os benefícios de ter um sistema para salão de beleza?

Agora que você já sabe o que é o sistema para salão de beleza e como esse tipo de ferramenta pode ser utilizado dentro do seu negócio, veja quais são os principais benefícios em optar pelo uso da plataforma em seu gerenciamento diário: 

Agenda

Chega de sofrer com conflitos de agenda, colaboradores sobrecarregados e imprevistos atrapalhando a programação diária do seu estabelecimento. Com o uso do software de salão de beleza fica muito mais prático manter a agenda flexível e atualizada

Marketing

Informação gera conhecimento e nada mais importante do que conhecer seu público para saber como é possível impactá-lo com eficiência e assertividade. Utilizando o sistema para salão de beleza é possível filtrar os serviços mais contratados, acompanhar a frequência de atendimento e verificar a rotatividade dos clientes

Com esses dados, é possível traçar estratégias de comunicação voltadas à prospecção de novos clientes, fidelização e reconquista de clientes inativos há muito tempo. 

Na Frizzar, você ainda pode criar pacotes de venda baseados em datas comemorativas e campanhas sazonais, controlando todos os detalhes automaticamente. Outra estratégia de marketing permitida pela plataforma é divulgar o programa de fidelidade e oferecer agendamentos recorrentes com pacote de assinatura. 

Financeiro

Manter-se atualizado nas tendências do mercado da beleza não é a única tarefa dos empreendedores deste ramo. Atividades burocráticas, como o controle de finanças, são parte essencial na gestão de um negócio, independentemente do seu porte. 

O sistema para salão de beleza surge para tornar esta atividade, que muitas vezes pode ser complexa e maçante, em um processo simples e automatizado

O uso do software permite controlar o fluxo de caixa, verificar contas, realizar o pagamento de comissões, analisar lucros e taxas e, por fim, gerar um relatório completo sobre a atividade financeira, permitindo que o empreendedor trace metas e novas estratégias para este setor da empresa. 

Com o uso das plataformas online, diga adeus à quantidade absurda de planilhas, aos recibos em papel e às contas espalhadas pelo salão. Tudo o que você precisa para manter sua contabilidade organizada pode ser encontrado em um único local, com segurança e transparência

Imagem de mulher acessando um sistema para salão de beleza no computador.

Relação com clientes

Confusão entre clientes e serviços contratados? Nunca mais! O software de salão de beleza mantém as informações atualizadas e sempre à mão. Com ele, é possível construir uma base de dados completa sobre cada cliente, registrando a frequência em que contrata os serviços do estabelecimento, quais são os procedimentos mais procurados e o gasto médio de cada visita. 

Ter acesso fácil a todas essas informações permite que o empreendedor conheça sua clientela e crie estratégias alinhadas ao comportamento de consumo do seu público. Além disso, é possível estabelecer uma relação mais próxima e humanizada, fortalecendo a experiência do consumidor antes mesmo de chegar ao salão. 

Gestão de time

Não é apenas o relacionamento com a clientela que é priorizada pelo sistema para salão de beleza, a dinâmica com toda equipe é favorecida pela otimização dos processos. Através da plataforma, os proprietários e gestores podem acompanhar os atendimentos agendados e o desempenho dos colaboradores

A Frizzar automatiza, inclusive, o processo de pagamento das comissões. Nele, é possível compartilhar recibos e relatórios financeiros detalhados, para melhorar a transparência e confiança com sua equipe

Os profissionais têm acesso à sua própria agenda, podem abrir ou fechar comandas, controlar horários, realizar encaixes e registrar os dias de folga. Tudo isso com rapidez, praticidade e eficiência. 

Funcionalidades do sistema para salão de beleza

Depois de conhecer os principais benefícios em utilizar o sistema para salão de beleza online, vamos analisar a fundo suas funcionalidades e como elas podem contribuir para a evolução do seu negócio

Centralização de dados

Um dos principais atributos deste tipo de sistema é a centralização das informações gerais do estabelecimento. Esqueça as agendas, pastas e papeladas: com a plataforma digital é possível concentrar em um só lugar todos os dados sobre clientes, movimentações financeiras, produtos em estoque, gestão da equipe e detalhes fundamentais para o funcionamento do seu salão

Se antes você vivia perdido entre planilhas e documentos intermináveis, agora seu processo administrativo pode ficar muito mais simples. Na Frizzar, você pode importar sua planilha de clientes ao sistema e ter as informações com facilidade. 

Agendamento prático

Para manter-se organizado em uma rotina dinâmica como a dos salões de beleza, é importante contar com um sistema de agendamento online que seja rápido e intuitivo. 

No software de gestão Frizzar, os agendamentos ficam disponíveis 24 horas, através de link personalizado. Você é notificado por e-mail e dentro app e se mantém sempre atualizado sobre a programação diária do seu negócio. Além disso, você e o seu time têm toda liberdade para administrar os agendamentos, encaixes e cancelamentos

Direcionamento de marketing

A divulgação é parte essencial no planejamento estratégico e na gestão do seu negócio. Ações de marketing, principalmente no meio digital, proporcionam visibilidade aos profissionais e serviços oferecidos. 

Com o sistema para salão de beleza online é possível ter acesso a informações valiosas sobre o perfil do público e seus hábitos de consumo. Isso permite que o direcionamento de marketing seja assertivo e seu negócio cresça alinhado às metas traçadas para o empreendimento. 

Imagem de mulheres conversando em salão de beleza enquanto acessam seu celular.

Melhora na experiência do cliente

Alguns métodos ultrapassados no atendimento ao cliente podem prejudicar sua experiência logo no primeiro contato. Agendamentos feitos por telefone, como eram comuns antigamente, já não fazem mais sentido diante de um cenário totalmente tecnológico. Estamos habituados a resolver essas questões com autonomia e praticidade, e buscamos serviços que ofereçam essa funcionalidade. 

Através do sistema para salão de beleza, a experiência do consumidor é priorizada antes mesmo do atendimento presencial

Além da facilidade do agendamento e cancelamento dos serviços, plataformas como a Frizzar permitem a comunicação rápida e assertiva entre o estabelecimento e o cliente. Os agendamentos são notificados automaticamente por e-mail ou WhatsApp

Monitoramento do atendimento

O estudo sobre a qualidade do atendimento também é uma das funcionalidades do sistema para salão de beleza digital. Nele, é possível acompanhar detalhes importantes do seu negócio, através da análise de relatórios completos sobre os serviços, o público e seus colaboradores.  

Na Frizzar, você também tem acesso às avaliações feitas pelos clientes, com suas principais impressões e comentários. Essas informações são fundamentais para adequar o atendimento às necessidades do público, tornando o estabelecimento cada vez mais profissional e conhecido

Gerenciamento do estoque

Outra questão prática do dia a dia dos salões que pode ser facilitada através do uso dos softwares de gestão é a administração dos produtos em estoque

A venda de mercadorias associadas aos tipos de serviços oferecidos é uma ótima forma de aumentar o ticket-médio do estabelecimento. E, para isso, é essencial ter o controle sobre a compra e armazenamento dos produtos ofertados

Na Frizzar, você pode fazer o controle total do estoque de maneira otimizada. Programe suas compras de reposição, acompanhe a saída dos produtos e faça a gestão completa das vendas em uma única plataforma digital. 

Existe sistema para salão de beleza gratuito?

Atualmente, existe uma grande variedade de sistemas para salão de beleza, disponíveis online e offline. Os valores de contratação também mudam de acordo com as funcionalidades oferecidas. 

Opções gratuitas existem no mercado, mas oferecem ferramentas limitadas ao profissional, forçando o uso de outros mecanismos para uma gestão completa e eficiente do estabelecimento.

Na Frizzar, você encontra planos personalizados de acordo com o tamanho do seu estabelecimento e suas necessidades. Contrate o serviço no plano mensal por valores a partir de R$49,00 e plano anual a partir de R$40,00

Outra vantagem é que o sistema pode ser testado gratuitamente, para que a adaptação aos novos processos seja tranquila para toda equipe. 

Conclusão

Depois de entender mais sobre o uso do sistema para salão de beleza e como essa ferramenta digital pode contribuir para a gestão e organização da sua empresa, considere implementar essas mudanças na sua estrutura e fazer da tecnologia uma aliada na evolução do seu negócio. 

Para continuar se aprofundando em estratégias de crescimento para sua empresa, entenda o papel do marketing digital na administração dos salões de beleza. 

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer