Fachada de salão de beleza: como montar, dicas e mais!

Imagem de salão de beleza com texto: "fachada de salão de beleza" em sobreposição.

Muitas vezes, a primeira impressão é a que fica e no caso da fachada de salão de beleza não é diferente. Esse é o primeiro contato do cliente com o seu estabelecimento, por isso, a maneira com que você se apresenta faz toda a diferença na percepção do consumidor sobre sua marca. 

Em meio a tantas decisões que envolvem a construção de um negócio do zero, pensar em cada detalhe sobre a sua fachada de salão de beleza pode acabar ficando para escanteio. 

Para te ajudar a entender a importância dessa etapa, vamos falar sobre quais são os pontos que precisam ser destacados e dar dicas incríveis para chamar a atenção da sua clientela logo de cara. 

Como montar uma fachada de salão de beleza?

Antes de mais nada, é preciso se atentar às regulamentações da sua cidade. Algumas localizações possuem normas específicas sobre a dimensão do terreno, o tamanho de letreiros e placas, a arborização da rua e outras questões importantes que farão parte da sua fachada de salão de beleza

Analise todas as condições estabelecidas pelos órgãos públicos da sua região e siga cada uma delas. Ignorar essas determinações pode resultar em multa, intimações judiciais e cancelamento da licença do local

Depois que tiver tudo em ordem, é a hora de pensar no conceito do exterior do seu estabelecimento, afinal, ele será um dos seus principais cartões de visita. 

O primeiro passo é projetar a fachada de salão de beleza de acordo com a estrutura do imóvel. Observe qual é o espaço frontal disponível, qual é a possibilidade de expandir ou incrementar a entrada e como os elementos visuais podem estar dispostos levando em consideração essas limitações.

Se o seu imóvel tem dois andares, por exemplo, você pode incluir mais informações do que um estabelecimento com estrutura reduzida. Em salões com espaço pequeno, é fundamental dispor a informação de maneira simples e estratégica, optando por uma estética mais minimalista

Outro ponto que deve ser avaliado é a fluidez entre os ambientes internos e externos. A frente do seu estabelecimento é um “aperitivo” do que o seu cliente encontrará dentro do local. Portanto, idealize os espaços de forma coesa, estabelecendo uma linha de pensamento que una a fachada com o interior. 

Para se sentir mais seguro ao tomar todas essas decisões, uma boa ideia é frequentar o local colocando-se na posição de consumidor. Observe o imóvel com o mesmo olhar que as pessoas que caminham por essa região e, principalmente, com a mesma perspectiva que o seu público-alvo

Faça os seguintes questionamentos:

  • A visão de fora para dentro é atrativa?
  • A minha logo é facilmente reconhecida?
  • Por qual especialidade quero ser reconhecido?
  • Os clientes vão conseguir identificar meu tipo de comércio logo de cara?
  • A iluminação da rua favorece ou não os materiais da fachada?
  • Quais serviços têm maior demanda e devem ser destacados?
  • Qual é o comportamento do consumidor que frequenta essa região?
  • Trabalho com produtos que merecem ser expostos na vitrine?
  • Minha clientela gosta de ver a tabela de preços na fachada?
Homem posa na frente de fachada de salão de beleza.

O que tem que ter numa fachada de salão de beleza?

Já deu para perceber que são muitas coisas que precisam ser levadas em consideração para construir uma fachada de salão de beleza que represente a identidade da sua marca e chame a atenção de novos clientes. 

É claro que a experiência do consumidor dentro do seu estabelecimento é o principal atrativo, mas entender como conquistá-lo, antes mesmo de ser atendido, é um grande diferencial para o sucesso do seu negócio

Cada empreendimento tem seu estilo próprio e traz escolhas personalizadas para a área externa do imóvel. No entanto, alguns itens são essenciais para captar o olhar do consumidor, gerar identificação e mantê-lo informado sobre o que é a sua marca e quais são os produtos e serviços que ela oferece. São esses:

Nome do salão

O nome do seu estabelecimento é o que diferencia ele das empresas concorrentes e torna intuitivo qual é a função da marca. Por isso, é fundamental que ele tenha destaque na sua fachada de salão de beleza.

Se você quer que as pessoas reconheçam seu negócio de longe e criem a devida associação entre o imóvel e sua empresa, é preciso dispor a logo ou nome do salão de forma estratégica

Atente-se a visibilidade do design e a legibilidade da tipografia para que o nome não fique perdido entre os elementos. Utilize cores contrastantes e diferentes acabamentos para dar destaque é esse ponto tão importante. 

Tipo de serviço

Já falamos que a área externa do estabelecimento também serve como um cartão de visitas para o negócio, portanto, além de ser visualmente atrativo, é interessante que ele ofereça as informações que seu público normalmente precisa

Você pode utilizar a fachada de salão de beleza para indicar quais são os serviços oferecidos pelo seu modelo de negócio e estimular o desejo de consumo do seu público-alvo. 

Só fique atento às sazonalidades e às atividades que normalmente não constam no seu catálogo de serviços. Anunciar um tipo de atendimento que não faz mais parte das atividades do salão pode prejudicar a imagem da empresa e provocar desconfiança no público. 

A melhor opção é dedicar a fachada para os serviços fixos, que fazem parte do escopo regular de atividades oferecidas pelo seu negócio. 

Utilize as redes sociais, os sistemas para salão de beleza ou até materiais temporários para anunciar outros atendimentos que normalmente não estão disponíveis; como promoções momentâneas, mudanças provisórias nas funções da empresa e os valores de cada serviço. 

Informações de contato

Uma das coisas que mais incomodam o consumidor é não saber como entrar em contato com uma empresa. Muitas oportunidades podem ser perdidas por essa falta de informação.

Por isso, reserve um espaço para indicar o telefone de contato e as redes sociais da marca. Sabemos muito bem como a presença online faz toda a diferença hoje em dia, então coloque essas informações em destaque para seu público e clientes em potencial.

Público-alvo do salão

Não é necessário anunciar exatamente quem é o público-alvo do seu estabelecimento, caso você ofereça serviços para todos os gêneros e idades. 

No entanto, se o seu atendimento for segmentado para um público específico, é importante incluir essa informação logo na entrada. Dessa forma, fica claro para o consumidor quais são os tipos de serviço oferecidos e se suas demandas podem ser atendidas pelo salão. Um estabelecimento focado em cortes infantis, por exemplo, não atenderá adultos. 

Outra questão importante sobre o público-alvo é que ele deve ser levado em conta quando você for desenvolver a fachada de salão de beleza do seu estabelecimento. O perfil do consumidor diz muito sobre o que atrai sua atenção, quais são suas preferências e seus hábitos de consumo. 

Identidade visual

A imagem da sua marca está diretamente relacionada a uma identidade visual coesa e bem elaborada. Uma vez que o estilo gráfico, as cores e as representações visuais estão definidas, isso deve ser refletido em todos os aspectos da empresa e, principalmente, na fachada do estabelecimento. 

O uso da identidade visual na construção do espaço estabelece profissionalismo e unidade à marca, além de ajudar na identificação com o público

Dicas para a fachada de salão de beleza

Agora que você já sabe o que levar em consideração quando for elaborar a sua fachada de salão de beleza e quais são os itens que não podem faltar no seu design, separamos algumas dicas para tornar o seu negócio um sucesso logo no primeiro contato com o consumidor. 

Foque na sua especialidade

Já comentamos sobre como é importante comunicar quais são os tipos de serviço oferecidos pelo seu salão, mas melhor ainda é deixar bem claro qual é sua especialidade. Muitas vezes, é isso que torna o seu negócio diferente da concorrência. Então, porque não dar o devido destaque à essa informação?

Você pode incluir sua especialidade abaixo do nome do seu salão, enfatizando que você faz “manicure e pedicure”, “cortes masculinos” ou “alongamento capilar”, por exemplo.  

Outra ideia é deixar o interior do salão à mostra, com o uso de janelas grandes e portas de vidro. Dessa forma, as pessoas conseguem dar aquela espiadinha no que acontece dentro do estabelecimento. 

Deixe o logo da marca à mostra

Se a sua empresa está em uma rua muito movimentada, com comércio para todos os lados, é importante encontrar uma maneira estratégica para chamar atenção. Para isso, vale utilizar recursos de iluminação, painéis móveis e aplicação da logo em mais de um lugar da área externa. 

Trabalhe com sua decoração

Use e abuse da criatividade para trazer à vida sua fachada de salão de beleza. Escolha o estilo de decoração que mais combina com a identidade visual da sua marca e com o perfil do seu público-alvo.

Pode ser vintage, sofisticado, moderno, minimalista: o importante é que os itens escolhidos traduzam a essência do seu negócio e sejam coerentes com a ambientação interna do estabelecimento. Profissionais de arquitetura, design de interiores, e até paisagismo, podem ajudar a construir essa fluidez no conceito visual. 

Imagem de salão de beleza com foco em lampada.

Fortaleça sua marca

Quem nunca se lembrou de uma empresa por causa da aparência da fachada? Pois é! A área externa nada mais é que a carinha do seu negócio. Por isso, uma identidade de marca fortalecida reflete seus princípios e valores até mesmo na estrutura do imóvel. 

A criação de uma fachada interessante e atrativa, que gera identificação com o público, pode inclusive favorecer a construção e consolidação da marca

Use bons materiais

Essa dica tem tudo a ver com investimento e durabilidade

Sabemos muito bem que a fachada de salão de beleza está suscetível às ações do tempo e às intervenções urbanas. Por isso, é importante optar por materiais apropriados para a área externa. 

Utilize revestimentos de qualidade, tintas adequadas e plantas que se desenvolvem bem em mudanças climáticas constantes. Afinal, você não vai querer que o seu estabelecimento tenha uma aparência desleixada pouco tempo depois da inauguração ou reforma. 

Saiba trabalhar bem as cores

O uso das cores ajuda a facilitar a identificação da marca. Se seu logo traz elementos na cor roxa, por exemplo, é importante que a tonalidade seja utilizada em algum detalhe da fachada, contribuindo para a associação subconsciente da sua clientela. 

Outro detalhe importante é que as cores podem transmitir sensações e representar as intenções de uma marca. Tonalidades claras tendem a ser associadas com limpeza e tranquilidade, cores escuras costumam ser atribuídas à elegância e sofisticação, combinações vibrantes são vistas de forma infantilizada e divertida, por exemplo. 

Como chamar atenção?

O que não falta é concorrência. Os salões de beleza já são o segundo setor com maior número de empresas ativas no Brasil e demonstram crescimento elevado. Em dois anos, o país abriu mais de 340 mil estabelecimentos e, atualmente, conta com mais de 790 mil empreendimentos nesta área.

Então, como se destacar nessa multidão?

Criar um visual autêntico e fiel aos propósitos da marca é fundamental. E isso não significa encher a fachada de salão de beleza com fotos, cartazes, painéis eletrônicos e iluminação neon. 

Ao invés disso, você pode se aprofundar em um tema visual específico, criar um espaço na área externa para socialização entre os clientes, incluir recursos interativos como uma luminária personalizada da marca, criar uma atmosfera completamente diferente do que o público deste segmento está acostumado e o mais importante: entender que a experiência do seu consumidor começa na frente do seu estabelecimento

Custo mínimo de uma fachada de salão de beleza

Agora que você já sabe como criar uma área externa atrativa e quais elementos que não podem faltar na sua fachada de salão de beleza, a pergunta que não quer calar é: quanto vai custar essa belezinha?

Isso vai depender muito do investimento disponível para o negócio, o tamanho do imóvel, o projeto arquitetônico e os materiais utilizados. O custo mínimo para uma boa pintura e impressão de um banner de alta qualidade pode variar entre R$ 5.000 e R$ 8.000. 

Como economizar?

Sabemos como a ajuda de um arquiteto ou design de interiores pode contribuir muito para o visual da fachada, mas a contratação desses serviços acaba pesando demais no orçamento final. 

Para economizar, busque referências online, faça testes em menor escala e invista em tutoriais para detalhes simples que podem ser feitos por conta própria. 

É importante também pesquisar muito e avaliar diferentes orçamentos dos profissionais disponíveis na sua região. Indicações de amigos também ajudam muito nessa decisão. 

Ideias inovadoras de fachada de salão de beleza

Se o que você busca são referências e ideias inovadoras para transformar a fachada em um grande atrativo para o seu salão de beleza, aqui vão algumas inspirações:

Imagem de fachada de salão de beleza.

Confira a galeria de fotos da Toni & Guy salon.

Veja a fachada do Vixen & Tod salon

O Pinterest sempre tem ótimos exemplos, veja abaixo:

https://br.pinterest.com/pin/93449761009820363/

https://br.pinterest.com/pin/5559199533172461/

https://br.pinterest.com/pin/14988611244179600/

https://br.pinterest.com/pin/48554502225495182/

Conclusão

Ficou claro como a carinha do seu negócio faz toda a diferença na conquista da clientela, identificação com o público, fortalecimento da marca e, claro, no faturamento da empresa. Por isso, invista neste diferencial! 
Depois de aprender mais sobre a importância da fachada para o sucesso do seu empreendimento, veja o guia completo de como montar um salão de beleza simples e aconchegante.

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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