Barbearia por Assinatura: O que é? Como funciona?

Imagem de barbearia com texto "barbearia por assinatura" em sobreposição.

Você sabe o que é a barbearia por assinatura? Esse tipo de negócio é uma nova tendência do mercado estético que pode ser muito vantajosa para o seu estabelecimento.

Na busca de manter uma barbearia, é sempre importante achar maneiras de ter clientes frequentes e atingir os resultados esperados.

Neste processo, existem várias inovações criadas que facilitam o agendamento do corte de cabelo e melhoram muito a jornada do cliente no seu negócio. 

A assinatura é uma das ações feitas para te ajudar, descubra tudo sobre este novo modelo de negócios neste texto!

O que é barbearia por assinatura?

A barbearia por assinatura, como o nome sugere, é o processo de oferta de um plano que garante serviços ao cliente dentro de um período de tempo, com pagamento garantido dentro desta frequência.

Da mesma forma como você paga mensalmente Netflix e HBO Max para assistir os filmes e séries de seu catálogo. O consumidor te pagará regularmente em troca de um corte de cabelo. Ou qualquer outro tipo de procedimento que você ofereça.

Também conhecido como recorrência, este modelo de gestão existe principalmente para conseguir a fidelização do cliente. Esta presença mensal ou semanal dele em seu negócio, ajuda no relacionamento e o estimula a continuar buscando seu serviço quando preciso e até indicando a conhecidos. 

Como funciona uma barbearia por assinatura?

Imagem de homem fazendo a barba.

Saiba que o funcionamento de uma barbearia por assinatura é bem simples. O cliente pagará um valor fixo que pode ser mensal, trimestral ou anual.

O que o consumidor compra com esse pagamento regular você decide, pode ser 2 cortes de cabelo e 2 barbas por mês, ou até um número ilimitado de procedimentos durante o tempo de assinatura.

Por que deveria começar um sistema online de assinatura?

O principal motivo pelo qual um dono de barbearia deveria começar a utilizar o sistema de assinatura é a previsibilidade de receita e a presença do cliente constantemente voltando ao seu estabelecimento.

Isso, aliado a um sistema online de gestão pode ser um diferencial na concorrência para o seu negócio. Além de facilitar o processo de inscrição, podendo ser feito pela internet, fica muito mais fácil de gerir a situação de seus clientes.

Com isso, não só seus consumidores teriam como assinar seu negócio digitalmente, como poderiam agendar as idas pelo sistema e tudo seria notificado e facilmente acessado por você.

Vantagens de ter sistema de assinatura

Existem diversas vantagens em possuir um sistema de assinatura, confira-os abaixo:

Frequência de retornos

Manter um cliente indo frequentemente a barbearia é complicado, na correria do cotidiano e da necessidade de pagar a cada vez que vai, várias pessoas acabam apenas tendo esse cuidado de meses em meses, perdendo o corte do cabelo.

Com a oferta de um plano de assinatura, é possível a promessa ao consumidor que será possível manter o corte idealizado sem a necessidade de gastar tanto. Isso o encoraja a voltar mais ao seu estabelecimento.

Fidelização de clientes

É sempre muito bom para um negócio no ramo da beleza ter clientes fiéis que sempre voltarão a utilizar seus serviços. Além de muito gratificante, é muito vantajoso financeiramente para a sua empresa.

Ao se utilizar o sistema por assinatura, a volta do comprador ao estabelecimento é formalizada. A vida dele é facilitada, isso porque vai ter que pagar a cada vez que vai, possuindo um plano que, frequentemente, o fará economizar.

A fidelização, além de garantir que o cliente não vá a concorrência, costuma também significar indicações, ou seja, mais pessoas saberão do seu negócio de maneira positiva e isso aumenta a possibilidade de ter mais e mais consumidores.

Cross-selling

Cross-selling ou venda cruzada é o oferecimento de um produto ou serviço extra na hora de vender.

Muitas barbearias dispõem produtos de cuidados de cabelo, barba e pele em seus estabelecimentos e essa ação costuma ter bastante efetividade em vendas. 

Com a certeza de que haverá clientes comparecendo à sua barbearia regularmente, que a assinatura traz, também vem a certeza que é possível tentar vender produtos extras a estes clientes.

Dessa forma, a chance de conseguir realizar o cross-selling é maior.

Receita garantida

Uma das grandes dores de quem é dono de empresas, especialmente pequenas, é a incerteza de receita.

No mercado estético, isso é ainda mais acentuado. Alguns meses são muito bons, outros são ruins e é difícil controlar essa sazonalidade.

Dado esse contexto, uma vantagem que a assinatura traz é a garantia que todo mês haverá uma quantidade predefinida de dinheiro entrando na conta de seu estabelecimento.

Isso, além de te levar tranquilidade ao dono, é também uma ótima ajuda na hora de realizar a gestão financeira. 

Com os valores fixos das inscrições se pode prever as receitas dentro de certos períodos de tempo e organizar melhor o fluxo de caixa.

Como aplicar a barbearia por assinatura em meu negócio?

Imagem de fachada de barbearia.

Sabendo de todas essas informações  sobre barbearia por assinatura, você deve estar se perguntando, como que eu aplico isso no meu negócio?

O primeiro passo para começar o processo de implementação é conhecer seu público.

Qual é o tipo de pessoa que vai na sua barbearia? Qual a frequência? Quantos clientes você tem que julga serem fiéis? São todas perguntas necessárias de serem realizadas nesta etapa.

A partir do que for tirado deste questionamento,é possível passar para o próximo passo, o desenvolvimento dos pacotes.

Aqui, você precisa pensar quanto os diferentes perfis de cliente estariam dispostos a pagar, quantos cortes seriam feitos dentro de qual período de tempo, quais serviços você quer oferecer, produtos e ações de marketing que estarão inclusas — como a possibilidade de trazer um amigo com desconto..

Essa informação, aliada ao que será lucrativo para você, servirá de base para o estabelecimento dos diferentes pacotes de assinatura disponíveis.

Com isso estabelecido,e as inscrições sendo feitas, a próxima etapa é pensar no convencimento: como farei meus clientes não assinantes adquirirem os planos?

Para isso, é preciso mostrar a estes consumidores as vantagens que eles terão assinando, e continuar buscando sua recorrência no seu serviço.

Como a Frizzar pode te ajudar?

Aplicando o modelo de assinaturas em seu negócio, a organização passa a ser um fator essencial. 

Quem são os clientes assinantes, qual sua frequência, quando estão marcados os cortes, se eles estão ativos ou inadimplentes,  são todas informações que farão parte do seu dia-a-dia.

Isso tudo, somado aos outros clientes que visitam seu negócio, pode acabar gerando confusões na organização da agenda.

Para evitar problemas, um sistema online de gestão pode ser uma grande ajuda.

A Frizzar oferece uma plataforma digital feita para o mercado da beleza que te dá total controle sobre tudo o que você precisa saber administrando sua barbearia. 

Entre no site da Frizzar e saiba mais!

Conclusão

A barbearia por assinatura é uma tendência do mercado estético que tem ajudado muito na fidelização de clientes de diversos negócios.

Com ela, é possível garantir a volta frequente dos consumidores ao seu estabelecimento, fortalecendo sua relação e gerando lealdade.Para saber mais sobre como administrar sua barbearia ou salão de beleza, entre no blog da Frizzar e acompanhe nossos artigos!

CEO e Fundador da Frizzar. Apaixonado por Estratégias de crescimento. Professor e consultor no mercado da beleza, nas áreas de Marketing e Gestão.

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