Preço e valor são termos recorrentes no seu dia a dia, certo empreendedor?
Mas você sabe qual a diferença entre os dois conceitos? E o mais importante,
sabe emprega-los corretamente no crescimento do seu salão de beleza?
Se você ficou na dúvida, leia este artigo, entenda a diferença entre preço e
valor e aprenda a usar estes conceitos em estratégias para alavancar o seunegócio hoje mesmo.
Os Conceitos de Preço e Valor
De forma bem simples: preço é o que o cliente paga e valor é o que o cliente leva.
Ficou confuso?
Não tem problema, a gente explica!Preço
Preço é a quantidade de dinheiro que um cliente investe para adquirir o seuserviço ou produto.
É a quantidade monetária que você cobra por um corte de cabelo,
por exemplo.
O preço é baseado em fatores que você empreendedor conhece bem: custosfixos e variáveis, margem de lucro, concorrência e poder de compra do seupúblico.
Valor
Já o valor refere-se aos benefícios percebidos pelo cliente ao adquirir o seu
produto ou serviço.
Diferente do preço, o valor é um conceito subjetivo e que varia de pessoa para
pessoa, de acordo com a importância que o item tem para cada uma.
Algo importante sobre valor, é que ele é “dado” pelo cliente. Quanto maior o graude satisfação com o seu negócio, mais valor seu cliente perceberá nele.
E é só quando o cliente enxerga valor em um serviço que ele tem a sensação
de que a aquisição foi vantajosa, independente do preço investido.
Já deu para perceber o quanto o valor é importante para o sucesso do seunegócio, não é?
Por isso, vamos nos aprofundar neste assunto e entender como funciona a
percepção de valor de produtos e serviços.
Como o Cliente Percebe o Valor dos seus Serviços
Se o valor é atribuído pelo cliente, como fazê-lo perceber isso no serviçoprestado pelo seu salão?Entregue mais do que ele espera. Independente do serviço prestado, o seu cliente espera que ele seja feito com excelência, e isso é o mínimo que você deve fazer. Só que todos os seus concorrentes já tem isso em mente, então como se diferenciar além do mínimo?
O valor está relacionado com os benefícios e a satisfação gerada ao
adquirir um produto ou serviço, certo?
E isso resume-se a um ponto muito importante do seu salão de beleza ou
barbearia: a experiência do cliente.
Pense no passo extra que você pode dar ao receber um cliente dentro do seu estabelecimento
O que você pode fazer por ele, para a sua experiência, que ele NÃO espera que seja feito?
Exemplo:
Para falar sobre percepção de valor e experiência do cliente, vamos citar oexemplo do Soho Hair, a rede japonesa de salões de beleza.
Com salões modernos e com um toque oriental, o Soho se destaca pela
excelência e padronização do seu atendimento e por alguns diferenciais:
. Entrega de quimono na recepção . Ban-chá para os clientes, além da água e do tradicional cafezinho;
.Massagem Do-In. (técnica oriental)
Esses diferenciais orientais – que tem tudo a ver com o DNA da empresa e
com o público atendido por ela – fazem com que o cliente tenha umaexperiência única.
O resultado disso? Percepção de valor e encantamento do cliente.
E é assim que a empresa segue forte, agregando valor, conquistando e
fidelizando clientes; mesmo que o preço pago tenha sido um pouco acima da média.
O preço e o valor na decisão de compra do cliente
Mesmo sendo tão diferentes, preço e valor são conceitos interligados e que
influenciam na decisão de compra do cliente.
É claro que o preço é um fator determinante para a decisão de compra –
principalmente em tempos de crise – mas o valor é mais. Afinal, é ele que
direciona a escolha quando os preços são similares.
Por isso, você nunca deve ser refém dos preços, e a melhor forma de evitar
isso é fazer uma boa gestão de valores, ou seja, dar um novo significado ao
seu serviço e ampliar a percepção de valor que ele tem para o cliente. Veja
como fazer isso a seguir.
Como Gerar mais Valor para o seu Salão de Beleza
Agora que você já sabe a importância de agregar valor ao seu negócio, e como
ele influencia seu preço e a experiência do cliente, confira algumasideias para gerar mais valor no seu salão de beleza:
1. Proporcionar um ambiente agradável
Dê atenção a itens como limpeza, iluminação, ar condicionado e
decoração do seu estabelecimento.Acesso à internet e música ambiente
também agregam ao ambiente que você quecriar.
2. Padronizar o atendimento
Oriente o comportamento dos seus profissionais para que o cliente tenha uma boa experiência todas as vezes que for ao seu salão. Para isso, ter um manual de regras é essencial.
Ainda não possui um manual de regras?
Leia nosso artigo de Como Montar o Seu Manual de Regras e monte o seu hoje mesmo.
3. Investir na aparência dos profissionais
Você e seus profissionais são a referência de beleza do cliente ao entrar no salão.
É importante estarem sempre bem apresentados, com vestimenta adequada ao
conceito que você escolheu ao salão. Além disso o comportamento deve ser omesmo padrão de conceito do salão; extrovertido, prático, silecioso, enfim, é vocêquem vai definir isso.Minimize o incômodo da espera, esperar faz parte de alguns procedimentos capilares, então, além das clássicas revistas, disponibilize acesso ao WI-FI e televisão.
4. Personalizar o atendimento
Use informações do cliente a seu favor;
chame-o pelo nome, mostre que você se lembra do seu último procedimento
realizado, que sabe que semana que vem é aniversário dele. Encante-o.
Essas ações simples demonstram que você se importa com o seu cliente.
Acessar este tipo de informação é bem fácil com plataformas de gestão inteligente.
Essas são algumas ideias para agregar valor ao seu salão de beleza, mas
antes de sair implementando tudo, siga esta dica de ouro:
Pense em como você pode surpreender o seu cliente.
Só assim você saberá distinguir o que é relevante e capaz de agregar valor naexperiência que ele terá no seu salão.
Não tenha medo de ousar e pensar “fora da caixa”. Você nunca ampliará apercepção de valor na mente do seu cliente oferecendo o que todo mundo jáoferece. Criatividade na hora de inovar é o que faz a diferença no mundo do
empreendedorismo.
—
Pronto.
É trabalhoso?
Claro que é, mas é feito uma única vez e você para de perder dinheiro.
E eu tenho certeza que você não entrou nesse jogo pra perder né empreendedor?
Vamos buscar juntos!
😉
Muito obrigado por ler até aqui! É fantástico ver que você investiu o seu tempo lendo o nosso artigo.
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Vamo que vamo!